Rede Serra – Luta do SINDIUPES, novo edital do Concurso do Magistério é publicado

07/05/2024

Uma das principais lutas do SINDIUPES/Coletivo Serra, o novo edital do Concurso Público do Magistério tornou-se realidade.

A Prefeitura publicou no Diário Oficial do Município, em 06/05, o Edital 001/2024 com abertura de mais de 800 vagas para candidatos de nível superior, além da formação de cadastro de reserva.

Há ainda reserva de vagas para pessoas com deficiência (5%) e 30% para negros.

As oportunidades são para Professor MAPA e MAPB, e os/as profissionais aprovados irão atuar em jornada de 25 horas semanais.

O salário varia de R$ 2.903,48 a R$ 4.503,95, de acordo com a titulação, além de auxílio-alimentação de R$ 800,00.

O concurso terá prova objetiva, prevista para o dia 28 de julho de 2024, e outras etapas: prova de títulos; e prova discursiva. Também haverá prova prática para cargo de de professor MaPB – Bilíngue.

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas de 21 de maio a 23 de junho, no site do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (Idcap)

O valor da taxa de inscrição é de R$ 85,00.

Para se inscrever, acesse aqui.

Podem pedir isenção do valor os/as candidatos/as:

• Hipossuficientes inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), membros de família de baixa renda;
  • Doadores de sangue;
  • Doadores de medula óssea;
  • Portadores de deficiência

Validade

O prazo de validade do Concurso é de dois anos, contados da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal da Serra.

Histórico

A realização de Concurso Público para efetivação de profissionais representa um grande avanço para a Educação e sempre esteve na Pauta de Reivindicações apresentada pela Direção do SINDIUPES junto à Administração Municipal nas últimas gestões.

Importante ressaltar que, desde o cancelamento do Edital 001/2020, o Sindicato vem buscando respostas e uma solução definitiva para esse problema, tendo realizado várias audiências públicas e reuniões junto ao Ministério Público, à Câmara Municipal e às secretarias de Educação  e Administração, o que resultou na declaração de nulidade do antigo contrato entre o Município da Serra e o Instituto AOCP, bem como na devolução da taxa de inscrição aos/às candidatos em 2023.

Leia: Edital Concurso Serra

Categoria(s): Serra