Rua Gama Rosa    216    Centro    Vitória-ES
27 3421-2400

16 de Maio – Dia Mundial do/a Funcionário/a da Educação

Seta
16/05/2024
Por Comunicação

Neste 16 de Maio celebra-se o Dia Mundial do/da Funcionário/a da Educação, data criada pela Internacional da Educação (IE) para homenagear profissionais que exercem diversas funções no ambiente escolar e são fundamentais para a construção de uma Educação Pública de Qualidade, Democrática e Inclusiva.

A categoria é formada por auxiliares administrativos, cuidadoras, auxiliares de creche, merendeiras, secretários de escola, bibliotecários, agentes de suporte educacional, auxiliares de serviços gerais, de apoio e vigilância, entre outros.

O SINDIUPES sempre reconheceu a importância desse segmento dos/das trabalhadores/as em educação, e possui em sua estrutura administrativa uma secretaria específica – a Secretaria de Funcionários/as de Escola, que desenvolve ações em prol da visibilidade, profissionalização, formação e valorização da categoria.

Uma das principais lutas do SINDIUPES, junto à CNTE-Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, é pela valorização de todos/as os/as profissionais que atuam dentro da escola pública, e, nesse contexto, se mobiliza para conseguir a aprovação do PL 2531/2021, em tramitação no Congresso Nacional, que estabelece o Piso Salarial para os/as funcionários/as, pois somente assim é possível garantir reconhecimento e salário digno para todos/as os/as profissionais da educação.

De acordo com o PL, o valor do Piso dos/as funcionários/as com formação em ensino médio será igual a 75% do valor do piso nacional do magistério da educação básica.

Neste clima de luta e homenagens pelo 17 de Maio, o SINDIUPES parabeniza todos/todas funcionários/as de escola, e reitera a sua luta por políticas públicas que proporcionem melhores salários, condições dignas de trabalho, medidas para garantir proteção à saúde e à vida,  e principalmente pelo reconhecimento profissional.

Nosso agradecimento e respeito a todos/todas vocês, Funcionários/as da Educação!

Categoria(s): Geral

Ultimas Notícias

Avisos

Sindiupes

Sindiupes