Webinário da Diversidade terá segunda aula simultânea no sábado, dia 07/05

30/04/2022

Em continuidade ao 4º Webinário – Cidadania LGBTQIA+ na Educação Pública e na Sociedade, o SINDIUPES promove no próximo sábado (07), de 10h às 12h, a segunda aula simultânea do evento por meio da Plataforma Digital do Sindicato.

A organização é da Secretaria de Promoção dos Direitos da Pessoa LGBTI+ e do Coletivo Estadual de Diversidade Sexual-LGBTI+ do Sindicato.

Direcionado aos/às trabalhadores/as em educação filiados/as, o evento terá a presença de expositores que pesquisam e militam nas lutas pela Cidadania LGBTQIA+ na educação e no mercado de trabalho.

Nessa segunda etapa, participarão como palestrantes Pérsio Plensack, formador sindical em projetos de entidades nacionais e internacionais, Rose Bellon, integrante do Conselho Municipal de Direitos Humanos da Serra/ES, Débora Sabarah, coordenadora da Associação Gold/ES (Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade) e Carla Ayres, militante dos direitos LGBT e vereadora da cidade de Florianópolis (PT/SC).

Atividades

O 4º Webinário integra o Programa de Formação Continuada do Sindicato e teve início no dia 26 de março com a primeira aula simultânea.

A carga horária é de 60 horas e também são oferecidas diversas atividades complementares, não simultâneas, como estudo de textos, vídeos e questionários relacionados aos conteúdos temáticos, sendo realizadas no período de 26 de abril a 20 de junho.

Os objetivos são contribuir para a formação continuada de profissionais da educação filiados/as ao SINDIUPES para a construção de uma educação pública democrática, plural, inclusiva, antirracista e antiLGBTfóbica.

Participação

Importante destacar que poderão participar do Webinário os profissionais em educação, filiados/as, cadastrados previamente pelo SINDIUPES por meio da Plataforma Digital, obedecendo o prazo mínimo de 7 dias para a verificação dos dados e seguindo todos os protocolos necessários para garantir segurança ao sistema e à realização do evento.

Ao final das atividades, os/as participantes receberão certificado e um kit com o material completo do Webinário.

Educação Inclusiva

O professor Tiago Mello, diretor da Secretaria de Promoção dos Direitos da Pessoa LGBTI+, ressalta que uma educação pública, verdadeiramente, democrática e inclusiva não pode conviver com práticas de discriminação e violência.

“Nesse contexto, o Webinário é uma oportunidade para refletir sobre estratégias de proteção e promoção dos direitos dos/as trabalhadores/as e estudantes LGBTQIA+, além de apontar caminhos para combater as práticas de violência e discriminação LGBTfóbica nas escolas públicas e na sociedade”.

“Com mais essa iniciativa, o SINDIUPES reafirma a sua trajetória em prol do engajamento da nossa categoria em temática sociais, na luta por direitos e na construção de uma escola com igualdade e sem preconceitos”, destaca Mirna Danuza, também diretora da Secretaria de Promoção dos Direitos da Pessoa LGBTI+.

Categoria(s): Geral