Vila Velha: categoria aprova reajuste de 5% e para no dia 15 em defesa da Educação

09/05/2019

Mais de 400 trabalhadores/as em Educação Pública da Rede Municipal de Vila Velha, reunidos em Assembleia Geral, aprovaram adesão à Greve Nacional da Educação no dia 15 de maio, CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação).

A Assembleia foi realizada na quarta-feira (08) com a coordenação dos/as diretores/as do SINDIUPES no auditório do Santuário de Vila Velha.

Confira abaixo as principais deliberações e informações sobre a Rede Vila Velha

O cenário para a Educação Pública no país apresentou melhorias a partir das Conferências Nacionais, Estaduais e Municipais da Educação, e principalmente com a instituição do Piso Salarial para o Magistério, em 2008, e a aplicação dos recursos do pré-sal.

No entanto, o atual governo federal está adotando medidas com impacto negativo na oferta de educação pública gratuita e de qualidade a todos.

Este quadro, consequentemente, acarreta prejuízos significativos na valorização dos/as trabalhadores/as (magistério e funcionários de escola).

Diante das ações do governo federal de mudanças no financiamento da educação e nas regras de aposentadoria, a CNTE e outras entidades convocaram essa grande mobilização nacional que reunirá professores/as, estudantes e servidores/as públicos em todo o país no dia 15/05.

Desmonte da Previdência
Além disso, todas as ações do governo federal na busca de aprovar a Reforma da Previdência tem deixado a classe trabalhadora muito assustada e preocupada com a possibilidade de perder direitos já conquistados ao longo da história.

Em reunião histórica, as Centrais Sindicais aprovaram em 1° de maio de 2019 uma Greve Geral a ser realizada no dia 14 de junho do ano em curso.

Os/as trabalhadores/as em educação da Rede Municipal de Vila Velha também aprovaram adesão à Greve Geral do dia 14/06, chamada pelas Centrais Sindicais.

Negociação
O SINDIUPES, através de seus representantes, tem buscado junto à Administração Municipal, o cumprimento da Carta Compromisso com Educação que foi assinada pelo prefeito Max Filho, enquanto candidato no ano de 2016.

Nesse sentido, a Comissão Permanente de Negociação composta pela PMVV e SINDIUPES, instituída pelo Decreto nº 80/2017, tem se reunido frequentemente, totalizando mais de 20 reuniões.

O item 5 da Carta Compromisso – que trata da Gestão Democrática – está sendo implementado e este ano acontecerá a segunda eleição para gestores de escolas da Rede Municipal de Vila Velha.

Em relação ao item 21 da Carta Compromisso – que trata da garantia do tíquete alimentação e vale transporte para os/as trabalhadores/as da educação – aconteceram importantes debates.

Sobre o vale transporte, ficou deliberado que, após a implantação do reajuste salarial, a PMVV irá estudar uma proposta para atender a todos trabalhadores/as da educação.

Quanto ao tíquete alimentação, foram várias reuniões com apresentação de números referentes à arrecadação, levando em conta os últimos anos e a possibilidade de crescimento da receita.

Com base nessas informações, a Administração Municipal propôs reajuste no tíquete alimentação no valor de R$50,00. Ou seja, o valor será de R$150,00 para todos os servidores referente ao mês de maio de 2019.

Reajuste Salarial
Após amplo debate, a Administração Municipal apresentou a proposta de reajuste no percentual de 5% (cinco por cento) para o magistério retroativo ao mês de março, uma vez que é a data base reconhecida pela Administração.

Vale lembrar que para o SINDIUPES a data base é 1° de janeiro, conforme a Lei do Piso.

Colocadas em votação, as propostas de reajuste salarial e do tíquete alimentação foram aprovadas por maioria absoluta entre os presentes na Assembleia.

Categoria(s): Vila Velha