SINDIUPES reafirma compromisso com lutas e educadores/as indígenas em Aracruz

20/04/2024

Reafirmando seu compromisso com às lutas e o reconhecimento da história e da cultura indígenas, o SINDIUPES esteve presente nas atividades da Festa dos Povos Originários da Terra Indígena Comboios e Aldeia Corrégo do Ouro, realizadas ao longo desta semana, no município de Aracruz.

A programação alusiva ao Dia dos Povos Indígenas no Brasil – 19 de março celebrou a diversidade da cultura indígena que esteve representada em danças, cantos, artesanatos, jogos tradicionais, pintura corporal, exposições e apresentações de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emefi) Dorvelina Coutinho, além da Roda de Tambores que representa o ciclo da vida.

Além das celebrações, o evento proporcionou reflexões sobre as lutas dos povos originários por direitos e por respeito ao seu território, bem como sobre a necessidade de acelerar a demarcação de terras indígenas, a implementação de medidas efetivas contra a violência e o preconceito e a garantia de políticas públicas nas áreas de saúde e educação.”

“Esse é um momento em que celebramos o respeito pelas nossas tradições, pelos nossos ancestrais, nossas conquistas, mas precisamos lutar o tempo e a sociedade tem um papel fundamental na defesas dos direitos dos povos indígenas”, destaca o cacique Toninho, cacique do Território de Comboios, que pertence ao povo Tupiniquim.

Educação
Representando o SINDIUPES, a diretora da Secretaria de Relações Étnico-Raciais Salomé de Sá, destacou a necessidade do fortalecimento da organização dos/as trabalhadores/as da educação indígena em busca da garantia de direitos, da valorização profissional e de avanços na educação escolar indígena.

Em diálogo com um grupo de educadoras da Escola Dorvelina Coutinho, foram apontados alguns desafios enfrentados pela categoria como, por exemplo, concurso público, plano de carreira e formação, como abordado pela professora Luzia: “Precisamos de um concurso público para garantir a atuação de educadores e educadoras indígenas nos territórios indígenas de Aracruz. É importante que o edital do concurso tenha critérios que contemplem a formação dos profissionais  indígenas e também atendam às necessidades das comunidades indígenas. Esse seria um grande avanço para a Educação Indígena em nosso município”.

Para orientar e esclarecer sobre essas demandas e outras dúvidas dos/as educadores/as indígenas de Aracruz, foi encaminhado a realização de uma reunião com o Departamento Jurídico do SINDIUPES, em data a ser definida, em breve.

“Defender a pauta dos trabalhadores e trabalhadoras que atuam na educação indígena faz parte das nossas lutas porque acreditamos e defendemos uma educação com diversidade, multicultural e inclusiva. Por isso, precisamos ouvir os educadores e educadoras indígenas sobre os seus desafios e necessidades para construirmos juntos uma educação que atenda às especificidades da população indígena”, enfatiza Salomé.

Atualmente, os únicos povos com território demarcado no Espírito Santo pelo governo federal são os tupiniquins e os guaranis, em três áreas (Caieiras Velha 2, Tupiniquim  e Comboio) no município de Aracruz. De acordo com o Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Espírito Santo tem 14.440 indígenas. O município com maior população indígena é Aracruz, com 7.425 habitantes.