SINDIUPES concederá Medalha Paulo Freire a educadores/as capixabas

04/05/2022

A Direção Colegiada do SINDIUPES instituiu e concederá a Medalha de Honra Capixaba: Paulo Freire a sete educadores/as pelos relevantes serviços prestados à educação capixaba e à classe trabalhadora nas escolas do Estado.

Os/as educadores/as homenageados/as são:

1. Mario Agapito de Paula;
2. Alzerina Maria Leal;
3. Aline Rodrigues Olavio;
4. Elizabeth Rodrigues Justi;
5. Maria Terezinha Pereira;
6. Sirleny Dias do Rosário Moreira;
7. Nelci Gonçalves Lemos.

A solenidade de entrega da Medalha de Honra será realizada nesta quinta-feira (05), no auditório do SINDIUPES, em conjunto com a realização da Conferência Livre da CONAPE (leia aqui a matéria)

Mestre

Patrono da Educação Brasileira e educador reconhecido internacionalmente, Paulo Freire é um dos pensadores mais citados do mundo em universidades da área de humanas, com obras traduzidas em mais de 20 idiomas.

Em 1963, Freire desenvolveu um método inovador de alfabetização na cidade de Angicos/Rio Grande do Norte: ele ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias, sendo defensor de uma educação libertadora e de uma pedagogia crítica, porém sofreu grande perseguição em virtude do golpe civil-militar de 1964.

Autor de Pedagogia do Oprimido, entre outras obras, os ensinamentos e ideias do educador são, até hoje, aplicados em escolas e universidades que usam a sala de aula como instrumento de transformação social.

Em setembro de 2021, o Brasil e o mundo celebraram o Centenário de Nascimento de Paulo Freire, homenageando a sua vida e o  grande legado deixado para a Educação Brasileira e os movimentos sociais.

Categoria(s): Geral