SINDIUPES promove Conferência Livre da CONAPE nesta quinta-feira (05)

03/05/2022

Para aprofundar o debate sobre a efetiva valorização dos/as profissionais da educação, o SINDIUPES realiza nesta quinta-feira (05), das 18h30 às 21h30, a Conferência Livre da CONAPE – Conferência Nacional Popular da Educação,  junto com a sua base de trabalhadores/as em educação pública do Espírito Santo.

O evento será realizado na modalidade híbrida, com atividades remotas e presenciais, no auditório do Sindicato e acesso para 80 participantes. Haverá transmissão ao vivo pelo Facebook/sindiupes e YouTube/Comunicação SINDIUPES.

Na oportunidade, além da inauguração do auditório localizado no 5⁰ andar, ocorrerá o lançamento do livro Estudos Pedagógicos: Possibilidades em Debate, organizado por Christovam Mendonça, doutorando em Educação, diretor do SINDIUPES e da CNTE, e pela doutora em Educação Joseli Ribeiro.

Com a participação de 17 coautores, o livro é resultado das apresentações acadêmicas feitas no 35⁰ Congresso Estadual do SINDIUPES, em 2019, e conta com apresentação do professor doutor da UFES, Hiran Pinel, e do diretor sindical e mestrando em Educação, Menderson Rezende. No evento, haverá distribuição gratuita de exemplares do livro.

Tema

O tema central da CONAPE, cuja etapa nacional ocorrerá em julho próximo, na cidade de Natal/RN, é Reconstruir o País: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es.

De acordo com Gean Carlos Nunes de Jesus, diretor do SINDIUPES e coordenador do Fórum Estadual Popular de Educação, os objetivos da Conferência são:

– Debater o eixo temático IV “Valorização dos/as profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde” – https://fnpe.com.br/wp-content/uploads/2022/02/caderno_virtual_conape_2022_final.pdf

– Propor e aprovar emendas ao documento base da CONAPE 2022, com base nos acúmulos e bandeiras de luta do SINDIUPES;

– Definir delegados/as do SINDIUPES para as etapas Estadual e Nacional da CONAPE 2022.

“A luta por melhoria nas condições de trabalho e vida não pode estar desvinculada da proteção social dos/as profissionais da educação pública, sobretudo, pela busca da promoção da saúde do trabalhador e da trabalhadora, da soberania alimentar e nutricional como direitos que estruturam a cidadania dentro e fora do espaço escolar, enfatiza Gean Carlos Nunes.

Em anexo seguem o link e o anexo do referido documento que está situado entre as páginas 66 a 72 no link https://fnpe.com.br/wp-content/uploads/2022/02/caderno_virtual_conape_2022_final.pdf

Participe conosco desse importante momento e vamos seguir, juntos, em prol de uma Educação Pública de Qualidade com a Valorização de seus/suas profissionais!