Rua Gama Rosa    216    Centro    Vitória-ES
27 3421-2400

Mais de 500 profissionais participam da segunda etapa do II Webinário do SINDIUPES

Seta
30/07/2021
Por Comunicação

Em mais uma atividade virtual de formação com ampla participação da categoria, o SINDIUPES reuniu mais de 500 profissionais na segunda etapa do II Webinário de formação O contexto da Educação Pública pós-pandemia e os desafios impostos aos/às trabalhadores/as em educaçao.

A atividade ocorreu nessa quinta-feira (29), por meio da plataforma Zoom, tendo como palestrante o professor Carlos Abicalil, mestre em Educação e coordenador do NAPP – Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas da Educação.

Abicalil apresentou o tema Cápsulas do atraso: a “nova” Educação pós golpe, iniciando com um resgate político e social dos últimos cinco anos no país, a partir do golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, e que levou à maior crise da história contemporânea com graves impactos na classe trabalhadora: desmonte de políticas públicas, destituição de direitos por meio das reformas trabalhista e da previdência e fragilização democrática, além de desemprego, fome, doenças e mortes.

No contexto da Educação Pública, o palestrante chamou a atenção para grandes retrocessos no país como a Emenda Constitucional 95, que reduziu, drasticamente, os investimentos na Educação, bem como o abandono das metas do PNE e a Reforma do Ensino Médio.

Destacou ainda como desafios na atual conjuntura a perseguição aos/às trabalhadores/as, a desvalorização profissional e a mercantilizacão do ensino, ações que ganharam espaço no governo Bolsonaro, juntamente a projetos autoritários e excludentes como o Ensino Domiciliar, a Escola Cívico-Militar e a Reforma Administrativa.

Para Abicalil, o momento pede coragem, pois são muitas lutas a travar para que seja possível recuperar o padrão de uma educação pública, democrática, universal, gratuita, inclusiva, laica e com qualidade socialmente referenciada.

Segundo o especialista, “mesmo com as restrições impostas pelo atual momento, o caminho é a organização e a mobilização a partir de novas estratégias de comunicação e participação. Temos a Conape, temos outros fóruns de debate e iniciativas como essa do Sindiupes. Somente venceremos os atuais desafios com muita esperança”, reforça Abicalil.

Participação

O II Webinário teve a participação de profissionais filiados/filiadas que foram cadastrados previamente por meio da Plataforma Digital  do SINDIUPES, obedecendo o prazo mínimo de 7 dias para a verificação dos dados e seguindo todos os protocolos necessários para garantir segurança ao sistema e à realização do evento.

A primeira etapa ocorreu no dia 26 de junho, registrou a participação de 380 profissionais e contou com as presenças de Gaudêncio Frigotto, professor adjunto da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da UERJ-Universidade Estadual do Rio de Janeiro, e Márcio Porchmann, ex-presidente da Fundação Perseu ABRAMO.

O Webinário abrange um total de 60 horas e inclui outras atividades, como debates, oficinas e análises de textos, que também serão desenvolvidas por meio da Plataforma Digital do SINDIUPES.

Após a conclusão de todas as atividades, o Sindicato enviará, via Correios, aos/às profissionais inscritos o certificado e um kit contendo materiais acerca do II Webinário.

 

Categoria(s): Geral

Ultimas Notícias

Avisos

Sindiupes

Sindiupes