Rua Gama Rosa    216    Centro    Vitória-ES
27 3421-2400

Dia da Consciência Negra – Igualdade, Luta e Respeito

Seta
20/11/2021
Por Comunicação

Neste Dia da Consciência Negra – 20 de Novembro, o SINDIUPES reafirma mais uma vez a nossa luta contra o racismo estrutural e a importância da construção de uma Educação Antirracista.

Essa data nos convida a refletir e reconhecer a luta e a contribuição dos negros na história do Brasil, em especial a luta contra a escravidão liderada por Zumbi dos Palmares.

Todos os dias devemos ter o compromisso de sermos aliados no combate à desigualdade racial e contribuir para a formação de crianças e jovens mais conscientes sobre suas ações na sociedade e que respeitem as diversidades.

Histórico

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro em todo o país. A data homenageia Zumbi, um negro escravizado que foi líder do Quilombo dos Palmares e morreu em 20 de novembro de 1695.

A data foi estabelecida pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003, sendo sancionada em 2011 pela presidente Dilma Roussef.

No período do Brasil colonial, Zumbi simbolizou a luta do negro contra a escravidão. Os quilombos, liderados por Zumbi, formavam a resistência ao sistema escravista que vigorava, e eram o principal motor responsável pela preservação da cultura africana no Brasil.

Zumbi lutou até a morte contra a escravidão, que viria a acontecer somente em 1888, com a assinatura oficial, cerca de 193 anos após a sua morte.

Categoria(s): Geral

Ultimas Notícias

Avisos

Sindiupes

Sindiupes