Plano de Segurança Escolar acolhe propostas do SINDIUPES

27/04/2023

A Diretoria Colegiada do SINDIUPES participou na manhã desta quinta-feira (27) do lançamento do Plano Estadual para Segurança nas Escolas, apresentado pelo governador Renato Casagrande.

A solenidade aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, e contou com as presenças de Noêmia Simonassi e Júlio César Alves, diretores/as do SINDIUPES, e do secretário estadual de Educação Vitor de Angelo, entre outros integrantes do governo, autoridades políticas, parlamentares, representantes do Judiciário Estadual, entidades religiosas e servidores/as estaduais.

O Plano propõe ações integradas de prevenção e combate à violência nas escolas, incluindo propostas apresentadas através do Projeto de Paz elaborado pelo SINDIUPES, como a contratação de psicólogos e um programa permanente de rodas de conversas e palestras com a comunidade escolar.

Durante a apresentação, foram assinados decretos para a regulamentação das atividades de capacitacao de primeiros socorros para os professores/as da rede pública e privada, bem como para a contratação de 270 psicólogos e assistentes sociais e 940 vigilantes, entre outros profissionais, para atender às escolas públicas.

Como parte das estratégias, será instituído um Comitê para discutir e avaliar as ações voltadas para a promoção de cultura de paz e convivência democrática no espaço escolar, e o mesmo terá a participação do SINDIUPES.

Durante o evento, o governador  destacou a importância dos/as trabalhadores/as em educação e do relevante papel do SINDIUPES nesse debate, mencionando a reunião que ocorreu na quarta-feira (26) para a entrega das reivindicações da categoria e do documento referente à contratação do Plano Estadual de Paz nas Escolas.

Para a diretora Noêmia Simonassi, “o anúncio do Plano de Segurança Escolar pelo governo é um passo importante para a construção de um ambiente de paz em nossas escolas. Vamos acompanhar de perto todas as ações e continuaremos apresentando sugestões e cobrando a implementação efetiva do plano, sempre na defesa dos direitos e da vida dos trabalhadores e trabalhadoras da educação e da comunidade escolar”.

Entre as presenças no evento, a promotora Maria Cristina Pimentel, do Ministério Público Estadual, manifestou apoio à iniciativa do Sindiupes e solicitou uma cópia do projeto Paz nas Escolas elaborado pelo Sindicato.