Vila Velha – Sindicato tem audiência com Prefeitura sobre aulas presenciais

30/09/2020

Em audiência virtual, nesta quarta-feira (30), com o prefeito Max Filho e o secretário de Educação Roberto Beling, a Diretoria Colegiada do SINDIUPES voltou a reafirmar a posição da categoria e da entidade contrária ao retorno das aulas presenciais em 2020.

Considerando que a pandemia do Coronavírus ainda não foi controlada e que Vila Velha é o município capixaba mais afetado pela doença (18.070 casos), os/as diretores/as sindicais reforçaram os diversos argumentos em defesa da vida e contra a volta das aulas presenciais, entre eles:

– A posição da comunidade científica capixaba – incluindo a Universidade Federal do ES – que não recomenda o retorno das aulas presenciais nesse momento, principalmente diante da elevação das taxas de transmissão e da ocupação dos leitos hospitalares.

– A realidade de muitas escolas que não possuem estrutura adequada para cumprir as medidas de biossegurança exigidas nos protocolos da Fiocruz.

– A constatação de que falta pouco mais de dois meses para o encerramento do ano letivo de 2020 – em 23/12 -, e um retorno nesse momento seria ineficiente, pois não haveria tempo hábil para a recuperação de conteúdos. Portanto, o ideal é manter o atendimento de forma remota e não colocar em risco a vida da comunidade escolar.

– Mesmo reconhecendo que as atividades online e as atividades pedagógicas entregue nas unidades não substituem o ensino presencial, esse é o recurso adequado no momento para preservar a vida dos/as trabalhadores/as, estudantes e suas famílias.

Diálogo

O prefeito Max Filho afirmou que avaliará com sua equipe de governo todas as considerações apresentadas pelo SINDIUPES acerca do não retorno às aulas presenciais e da reordenação dos conteúdos em 2021 de modo a assegurar o ensino/aprendizado com qualidade.

O secretário Roberto Belling afirmou que continuará dialogando com a entidade representativa dos/as trabalhadores/as em educação – o SINDIUPES – e com os demais segmentos sobre qualquer decisão referente ao retorno das aulas presenciais.

Ressaltou que apesar dos riscos da contaminação e da flexibilização das atividades econômicas, as escoĺas de Vila Velha estão abertas atendendo à comunidade escolar para a entrega de atividades pedagógicas e do kit merenda, colaborando com as demais necessidades sociais.

Belling também citou que algumas escolas estão sendo utilizadas por professores/as para a realização de atividades online e preparação de matérias para os estudantes da Rede.

Expectativa

A audiência virtual contou também com a presença do assessor da Secretaria de Educação, Rodrigo Rodrigues Freitas.

Representaram o SINDIUPES na audiência os/as diretores/as Carlos A. Braga G. Duarte, Dhiego Mattos Costa, Ildebrando José Paranhos, Jerusa Maria Gujanwski, João Paulo de Faria Cardozo, Lucas da Silva Melo, Mirna Danuza Gomes da Fonseca e o assessor Marcelo Chagas.

A expectativa da Direção do SINDIUPES é a de que o prefeito Max Filho se sensibilize com os argumentos apresentados pela entidade e adote a medida mais segura nesse atual momento que é a de não decretar o retorno das aulas presenciais em prol da vida dos/as trabalhadores/as em Educação e de toda a comunidade escolar.

Categoria(s): Vila Velha