Viana não retornará aulas presenciais este ano

23/10/2020
Por sindiupes

O prefeito de Viana, Gilson Daniel, anunciou, na tarde desta sexta feira (23), que as aulas presenciais do ano letivo não retornarão este ano. A decisão foi comunicada ao SINDIUPES, por meio da diretora de Organização, Dorzília Vaz.

O Sindicato vinha reivindicando a suspensão das aula, argumentando que ainda não há condições para um retorno  seguro às atividades presenciais nas escolas, principalmente diante do fato que não há controle da Covid-19.

Para o SINDIUPES, diante desse cenário, o sistema de aulas remotas é o formato mais seguro e viável, não havendo razão para expor profissionais e estudantes ao risco de contaminação, tendo em vista que faltam dois meses para o fim do ano letivo – 23/12 -, não havendo tempo hábil para a recuperação de todos os conteúdos.

Além disso, o novo decreto de calamidade pública publicado pelo governo do Estado no dia 29/09 mostra que a pandemia ainda está fora de controle, ou seja o retorno nesse momento representará uma ameaça à vida dos/das trabalhadores/as, estudantes e suas famílias.

Como tem sido feito desde o início da pandemia, a Diretoria Colegiada do SINDIUPES tem buscado, através do diálogo, garantir a defesa da vida dos/as profissionais da Educação e de toda a comunidade escolar e, nesse sentido, a decisão do município de Viana em suspender o retorno das aulas é coerente e responsável.

Categoria(s): Grande Vitória, Viana