36º Congresso Estadual será realizado nos dias 10 e 11 de novembro

04/10/2022

Com o tema A Educação fortalece a Democracia, o 36º Congresso Estadual do SINDIUPES será realizado nos dias 10 e 11 de novembro de 2022, no Centro de Convenções de Vitória-ES (Confira a programação aqui).

O Congresso Estadual é uma obrigação estatutária e tem como objetivos debater e encaminhar assuntos educacionais, sindicais e políticos, além de promover a integração da categoria.

A expectativa é reunir mais de 4 mil trabalhadores/as em Educação, da ativa e aposentados/as.

Em reunião virtual do Conselho Geral, realizada no dia 04/10, foram aprovados, por unanimidade, os critérios e diretrizes para a realização dos Pré-Congressos e 36º Congresso.

A convocação do Conselho Geral está prevista no Estatuto da entidade (inciso IV do Artigo 15⁰).

Participaram 110 conselheiros representantes da Diretoria Geral do SINDIUPES, de cada Coordenação Municipal, de base do CNE/CNTE (Conselho Nacional de Entidades da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), do Conselho Fiscal do Sindicato e os representantes efetivos das Redes Estadual e Municipais eleitos na base.

Diretrizes

Os/as profissionais interessados em participar do evento devem ficar atentos aos prazos e normas estabelecidos pela organização.

Poderão participar do congresso como delegados/as, os/as profissionais filiados/as ao SINDIUPES, adimplentes, com filiação de, no mínimo, 12 meses de antecedência ao evento, ou seja, na data limite de 09/11/2021, conforme determina o Estatuto Social (Artigo 8º, § 1º).

Para se inscrever como delegado/a, os/as profissionais participaram de um dos Pré-Congressos realizados no período de 17 a 27 de outubro em todos os municípios, considerando as Redes Estadual e Municipais, conforme calendário divulgado nas redes sociais do Sindicato e no hotsite do evento. Acesse aqui.

Programação
Na programação do 36º Congresso Estadual estão previstas palestras, debates e atividades sociais com a presença de, entre outros, palestrantes:

• Jessé Souza
    Sociólogo, professor universitário, pesquisador, doutor em Sociologia (Alemanha) e pós-doutor em psicanálise e filosofia (EUA). Autor dos livros A Elite do Atraso, Como o Racismo criou o Brasil e A Classe Média no Espelho.
  • Carlos Abicalil
    Mestre em Educação e coordenador do NAPP – Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas da Educação da Fundação Perseu Abramo.
  • Frei Betto
    Jornalista, escritor, militante de movimentos pastorais e sociais e reconhecido pela atuação em prol dos direitos humanos e a favor dos movimentos populares.
  • Fabiana Eckhardt
    Mestre e Doutora em Educação e vice coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Avaliação, Educação Popular e Escola Pública- GEPAEP/ Universidade Federal Fluminense-UFF.
  • Concessa – Stand Up
    Personagem de sucesso interpretada pela atriz e humorista mineira Cida Mendes, com atuação em programas de televisão e uma longa trajetória no teatro.

Confira a programação completa no portal do evento. Clique aqui.

Medalha Paulo Freire

Haverá um momento especial de homenagens com a entrega da Medalha de Honra Capixaba: Paulo Freire a educadores/as que tenham se destacado por relevantes serviços prestados à educação capixaba e à classe trabalhadora nas escolas do Estado.

Trabalhos Acadêmicos

Como na edição anterior, o Congresso Estadual terá espaço para apresentação de trabalhos acadêmicos.

O objetivo é garantir inovação e uma maior qualificação ao evento, buscando socializar os trabalhos produzidos no meio acadêmico e ampliar os debates sobre temas que abrangem os/as profissionais e a educação pública, em âmbitos local e nacional.

Poderão ser inscritos artigos, parte de pesquisas e resumos expandidos para apresentação oral e publicação online e/ou brochura com ISBN.

O prazo para as inscrições, as normas e os documentos foram definidos pela Comissão Técnico-Científica do 36º Congresso Estadual, a serem divulgados no hotsite do evento. Acesse aqui.

Hospedagem
A hospedagem será fornecida somente para os/as delegados/as DO INTERIOR distribuídos/as na capacidade máxima de cada quarto.

Transporte
O transporte será planejado e custeado pelo SINDIUPES, de acordo com o número de delegados/as DO INTERIOR eleitos/as em cada região, obedecendo a uma rota geográfica.

Creche
A organização disponibilizará o serviço de creche para crianças com idade cronológica de 02 a 05 anos, 11 meses e 29 dias completados até o dia 10/11/2022, que sejam filhos e/ou dependentes dos/as profissionais.

A ficha de inscrição para a Creche será disponibilizada nos pré-congressos, e o/a delegado/a deverá confirmar até o dia 27/10/22, impreterivelmente.

Caso o responsável não confirme a presença da criança, a mesma perderá sua vaga na creche e no hotel. A confirmação deverá ser feita pelo e-mail após o recebimento da Certidão de Nascimento: secretaria@sindiupes.org.br.

Contribuição dos associados
Para ajudar na realização do evento, conforme o inciso III do Artigo 57 do Estatuto, será feito um desconto extra de 2% na mensalidade de cada associado/a de todas as Redes Filiadas.

Confraternização
Para celebrar e marcar o encerramento do Congresso, os/as participantes contarão com uma festa de confraternização no dia 11/11, a partir das 21h, no cerimonial Chácara Flora, localizado no município da Serra (ES-010, KM 4,5 – Chácara Parreiral, Serra – ES).