Vacinação COVID-19 – SINDIUPES cobra prioridade para trabalhadores em Educação

15/01/2021

O Espírito Santo – assim como todo o Brasil – está próximo de iniciar a vacinação contra a Covid-19 em uma grande ação de combate à doença, e o SINDIUPES defende que os/as trabalhadores/as em educação sejam incluídos na primeira etapa da campanha de imunização como uma medida de proteção à saúde e à vida dos/as profissionais que atuam nas escolas públicas.

Para isso, a entidade elaborou uma proposta de Projeto de Lei pata as Câmaras Municipais e a Assembleia Legislativa Estadual, visando garantir a inclusão dos/as trabalhadores/as das Redes Públicas Municipais e Estadual de Educação no grupo prioritário do Programa Emergencial de Vacinação para o combate e erradicação da COVID-19 em todo o Espírito Santo.

De acordo com a proposta, a vacinação da categoria deverá ser operacionalizada pela Secretaria Estadual de Saúde, de forma gratuita, e abrangerá todos/as os/as profissionais, de todas as categorias, que atuem nas unidades públicas escolares.

Tal medida visa garantir o direito à vida aos/às trabalhadores/as que, sistematicamente, ao longo da atual pandemia, vêm sofrendo pressões da sociedade para o retorno das aulas presenciais, sem as devidas garantias por parte dos governo estadual e municipais das condições sanitárias e dos protocolos exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Diante da importância que a categoria representa para sociedade – e pelo fato da Educação ser considerada atividade essencial, inclusive com data de volta às aulas marcada para o mês de fevereiro -, o SINDIUPES entende ser extremamente necessário e urgente que Estado e Municípios garantam o acesso dos/as profissionais à vacina na fase inicial da imunização, assim como as demais categorias de servidores/as públicos/as estaduais.

Nesse sentido, os/as diretores/as sindicais estão se articulando junto aos/às parlamentares/as nas Câmaras Municipais e na Assembleia Legislativa Estadual para que acolham essa proposta de Projeto de Lei e o aprovem, em regime de urgência, garantindo, assim, o direito da categoria à vacinação emergencial contra a Covid-19.