Vacina para a Educação é conquista de nossas lutas

26/03/2021

A mobilização da categoria e do SINDIUPES deu resultado e o governo do Estado, atendendo à nossa reivindicação, anunciou a inclusão dos/das trabalhadores/as em Educação no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19.

Como foi divulgado pelo SINDIUPES em 01/03 – logo após a realização de audiência na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa Estadual -, a vacinação será antecipada e de acordo com o governo terá início no mês de abril.

A vacina é a única forma de combater a doença e proteger a vida e, a partir do Plano Nacional de Imunização lançado pelo Ministério da Saúde em janeiro de 2021, o SINDIUPES iniciou uma ampla campanha para incluir os/as educadores/as nos grupos prioritários, uma vez que a categoria consta na fase 4 do programa do governo federal, porém sem qualquer previsão de data.

Mobilização

Em diversas reuniões com a SEDU e Secretarias Municipais, o Sindicato cobrou prioridade da vacina para a categoria como condição para o retorno presencial , além de apresentar projetos no Legislativo Estadual e Municipal visando garantir a vacinação para a Educação.

Foram várias outras ações,  integrando a Jornada de Luta pela Vida, como audiências, carreatas, denúncias, mobilizações virtuais, para pressionar o governo a antecipar a vacinação para os/as educadores/as, que, têm sido obrigados a retomar as atividades presenciais, expostos a um alto risco de contaminação e óbitos diante da dinâmica de funcionamento das unidades que envolve grande circulação e contato com milhares de pessoas.

Vacinação

De acordo com o anúncio feito pelo governador Renato Casagrande, a vacinação dos/das trabalhadores/as em Educação iniciará em 15 de abril abrangendo as escolas públicas, municipais e estadual, e a rede privada, obedecendo à faixa etária decrescente.

O SINDIUPES entende que essa medida é um grande avanço e acompanhará de perto todo o processo de imunização da categoria, mas continuará lutando para garantir que todos/todas professores/as e funcionários/as de escola sejam vacinados, independentemente da idade, e o mais importante: que as aulas presenciais somente sejam retomadas depois que todos/todas estiverem imunizados.

Vacina para a Educação. Disso não abrimos mão!

Escolas fechadas. Vidas preservadas.

Categoria(s): Geral