Rua Gama Rosa    216    Centro    Vitória-ES
27 3421-2400

Vacina contra a Covid-19, nova convocação de efetivos e mais avanços na Rede Municipal de Vila Velha

Seta
28/05/2021
Por Comunicação

A mobilização permanente do SINDIUPES em defesa da vida e de direitos registra a cada dia importantes avanços para os/as trabalhadores/as em Educação.

Na Rede Municipal de Vila Velha, a atuação da Diretoria Colegiada do SINDIUPES foi decisiva para garantir a vacinação de todos/todas trabalhadores/as em Educação contra a Covid-19, no mínimo, com a 1ª a dose, antes do retorno presencial. A informação foi confirmada em audiência com o Secretário de Educação de Vila Velha Rodrigo de Souza Simões Nunes, no dia 26/05.

Outras conquistas para a categoria anunciadas na audiência são a convocação e posse de mais 186 profissionais aprovados no Concurso Público/Edital 002/2019, além da constituição da Comissão Permanente de Negociação para buscar avanços nas reivindicações da categoria.

Representaram o SINDIUPES na audiência os/as diretores/as Artur Lugon de Brito, Carlos A. Braga G. Duarte, Ildebrando José Paranhos, Jerusa Maria Gujanwski, João Paulo de Faria Cardozo e Lucas da Silva Melo.

Confira todas as informações sobre os pontos tratados na audiência:

Portaria do retorno às aulas de forma híbrida

Diante do anúncio do retorno às aulas de forma presencial no sistema híbrido, o SINDIUPES reiterou a necessidade de primeiro imunizar todos/as trabalhadores/as em educação.

O Secretário de Educação informou que está tomando todas as providências visando garantir que, no mínimo, a primeira dose da vacina seja aplicada aos/às servidores da educação.
No dia 27 de maio foi publicada uma listagem. A próxima vacinação dos profissionais do magistério acontecerá a partir desta sexta-feira (28) e seguirá no sábado (29) e segunda (31), das 9h às 16h, na Igreja Maranata de Jaburuna, o Maanaim Jaburuna.

Nesta etapa, serão imunizados com a primeira dose da vacina Astrazeneca 1.903 servidores da rede municipal, totalizando todos os diretores, pedagogos, coordenadores, professores e auxiliares das Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI) de todas as faixas etárias, incluindo os novos professores.

Segundo o Secretário de Educação, o retorno às aulas está previsto conforme anunciado pela Administração, mas que está condicionado ao mapa de risco apresentado pelo governo do estado.

O retorno das aulas presenciais nas unidades de ensino de Vila Velha será no próximo dia 7 de junho, para os alunos da educação infantil, e dia 21 de junho para os estudantes do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de forma escalonada, com rodízio dos alunos.

O rodízio será semanal, sendo cinquenta por cento em uma semana e a outra metade na semana seguinte, considerando o distanciamento de um metro e meio entre os alunos, conforme determinam os protocolos sanitários para o enfrentamento da Covid-19.

O formato de ensino híbrido está pautado na relação escola/aluno, por meio do portal municipal “Escola tá ON” e por meio do Google Classroom (sala de aula virtual)

Concurso Público decorrente do Edital PMVV nº. 002/2019

Em atendimento às reinvindicações históricas do magistério pautadas nas Cartas Compromisso – assinadas desde 2004 pelos candidatos à prefeitura e pelo atual prefeito municipal -, e em especial a luta pela realização de concursos públicos para a efetivação, a Administração publicou mais uma lista de aprovados no Diário Oficial de 28 de maio de 2021 convocando para posse.

Acesse o link abaixo e confira a convocação:

Diario_Oficial_VilaVelha_28-05-2021_1200_1

Equipamentos de trabalho para produção de aulas remotas e híbridas

O SINDIUPES solicitou à Secretaria de Educação um auxílio financeiro aos/às professores/as para a compra de equipamentos e custos da internet para a preparação e aplicação das aulas de forma remota.

O Secretário de Educação informou que estão sendo feitos esforços no sentido de melhorar a tecnologia na unidade por meio de um procedimento denominado atualização do sistema de gestão escolar, em conjunto com a Secretaria de Tecnologia. Também há um estudo sobre a possibilidade de compra de notebook para os/as professores/as visando melhorar o atendimento na escola.

No entanto, afirmou que irá levar a reivindicação do SINDIUPES com relação aos recursos para compra de equipamentos e ajuda nos custos da internet do/a professor/a para o exercício do tele trabalho para análise junto ao Prefeito Municipal.

Ainda informou que as unidades escolares receberam R$17.600,00 (dezessete mil e seiscentos reais) para utilizar na compra de equipamentos de informática visando uso dentro da unidade escolar como apoio pedagógico.

Comissão Permanente de Negociação

O SINDIUPES reivindicou a retomada dos trabalhos para discutir as questões da carreira do magistério e dos/das trabalhadores/as em educação, bem como a nomeação de mais um representante do Sindicato na Comissão que discute o Plano de Cargos e Salários do Magistério. Eram três representantes e agora apenas dois do sindicato.

O Secretário informou que solicitará a equipe de governo para agilizar a realização das reuniões da Comissão Permanente de Negociação e com relação à Comissão que discute o Plano de Cargos e Salários do Magistério verificará a possiblidade de atender o pleito do SINDIUPES.

Funcionários da Educação

O diretor da Secretaria de Funcionários de Escolas do SINDIUPES, Artur Lugon de Brito, reforçou a reivindicação dos trabalhos da Comissão Permanente de Negociação e a construção de um plano de carreira e salários para os/as trabalhadores/as em educação.

O diretor Lucas da Silva Melo informou que o SINDIUPES ajudou na divulgação e na formação para mais de 1.000 trabalhadores/as via Pró-Funcionário, um programa do governo federal para os funcionários de escolas. Relatou ainda que mesmo tendo um número elevado de funcionários/as, a maioria é regida pela forma de contratação denominada Designação Temporária, e para exemplificar informou que não tem na Secretária de Educação nenhum cuidador/a efetivado por meio de concurso.

O SINDIUPES reafirmou que esse item em pauta faz parte da Carta Compromisso assinada pelo atual prefeito quando candidato. O Secretário de Educação informou que irá apresentar todos os pontos reivindicados à equipe de governo.

 

Categoria(s): Vila Velha

Ultimas Notícias

Avisos

Sindiupes

Sindiupes