Rua Gama Rosa    216    Centro    Vitória-ES
27 3421-2400

Trabalhadores/as de Cariacica param no dia 15/05, Greve Nacional da Educação

Seta
09/05/2019
Por Comunicação Sindiupes

Os/as trabalhadores/as em Educação da Rede Municipal de Cariacica aprovaram paralisação no dia 15 de Maio, data da Greve Nacional da Educação, convocada pela CNTE-Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação(CNTE).

A deliberação ocorreu na Assembleia Geral dos/as Trabalhadores/as em Educação da Rede Municipal de Cariacica, realizada pelo SINDIUPES, na segunda-feira (06), com ampla participação da categoria.

No 15/05, trabalhadores/as em educação (professores/as e funcionários/as de escolas) irão paralisar suas atividades em todo o país contra a proposta do governo federal de Reforma da Previdência e em protesto aos cortes de investimentos na educação básica e no ensino superior.

(De) forma
Os/as trabalhadores/as em educação são contra a Reforma da Previdência porque essa proposta, em vez de combater privilégios, propõe a retirada de direitos, redução dos valores dos benefícios para os mais pobres e restrições para conseguir a aposentadoria.

Com a Reforma, professores/as perderão o direito à aposentadoria especial, e como a categoria é formada, predominantemente, por mulheres, os prejuízos serão ainda maiores para as professores que, normalmente, acumulam dupla e até tripla jornada de trabalho com as atividades domésticas.

O projeto do governo não respeita nem considera as particularidades e diferenças para homens e mulheres em relação à idade mínima como na regra atual – 50 anos/professora e 55/professor.

De acordo com a nova proposta a idade mínima para aposentadoria no magistério será de 60 anos, tanto para homens quanto para mulheres.

Para os/as funcionários/as de escola, a idade mínima para se aposentar passará para 62 anos. Além disso, para receber 100% da aposentadoria será preciso contribuir por 40 anos, ou seja, os/as trabalhadores/as irão morrer trabalhando.

Por isso, a luta e a resistência dos/as trabalhadores/as são os caminhos para resistir à destruição da Previdência Social, através da PEC 06/2019, que tramita no Congresso Nacional.

ATENÇÃO: No dia 15/05, a partir das 8h, haverá um Ato Unificado na Praça do Papa, em Vitória, com a organização do SINDIUPES e o apoio de diversas entidades sindicais e sociais. Se mobilizem e participem!

Leia também: Com Reforma da Previdência, trabalhador vai pagar os privilégios da elite

 

Veja mais imagens da Assembleia dos/as Trabalhadores/as da Rede Municipal de Cariacica
Dia 06/05 – Beta Cerimonial/Campo Grande

Compartilhe com um amigo(a)








Enviar
Categoria(s): Cariacica

Ultimas Notícias

Avisos

Sindiupes

Sindiupes