Trabalhadores/as da Rede Serra aprovam adesão à Greve Nacional, dia 15/05

26/04/2019

Mais de 400 trabalhadores/as em educação do município da Serra deliberaram em Assembleia pela adesão à Greve Nacional da Educação, convocada para 15 de maio pela CNTE-Confederação Nacional dos trabalhadores em Educação(CNTE).

A deliberação ocorreu na Assembleia dos/as Trabalhadores/as em Educação da Rede Municipal da Serra, realizada pelo SINDIUPES, nessa quinta-feira (25), no Centro de Treinamento de Carapina.

No 15 de maio, a Educação Pública irá paralisar suas atividades em todo o país para protestar contra a proposta do governo federal de Reforma da Previdência que, em vez de combater privilégios, propõe a retirada de direitos, redução dos valores dos benefícios e restrições para a aposentadoria.

Na Assembleia, a categoria debateu os enormes prejuízos que essa Reforma representa para o conjunto da classe trabalhadora e principalmente para os/as educadores e os mais pobres.

Com a Reforma, os/as professores/as perderão o direito à aposentadoria especial, e como a categoria é formada, predominantemente, por mulheres, os prejuízos serão ainda maiores.

Não haverá mais diferenciação em relação à idade mínima como na regra atual – 50 anos/professora e 55 professor -, pois de acordo com a proposta a idade mínima para aposentadoria no magistério será de 60 anos, tanto para homens quanto para mulheres.

Para os/as funcionários/as de escola, a idade mínima para se aposentar passará para 62 anos. Além disso, para receber 100% da aposentadoria será preciso contribuir por 40 anos, ou seja, os/as trabalhadores/as irão morrer trabalhando.

A luta e a resistência dos/as trabalhadores/as são os caminhos para resistir à destruição da Previdência Social, através da PEC 06/2019 que tramita no Congresso Nacional.

Em breve, o SINDIUPES divulgará as atividades de mobilização e o local de concentração das manifestações que ocorrerão no dia 15/05, no Espírito Santo.

A Assembleia da Rede Municipal Serra aprovou também a indicação dos/as trabalhadores/as Charles Washington Miranda(titular) e Sue Elen Lievore(suplente) para representar o SINDIUPES no CACS/FUNDEB.

Categoria(s): Serra