Terminam na segunda-feira (22) inscrições para Seminário sobre Reforma da Previdência

19/04/2019

Vitória sediará nesta terça-feira (23) o “Seminário sobre a Reforma da Previdência”com a presença do ex-ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, que exerceu o cargo nos governos de Luís Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT).

Servidor efetivo do INSS-Instituto Nacional de Seguridade Social, Gabas apresentará a palestra com o tema “O desmonte da Previdência amplia as desigualdades”.

O evento será realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes), às 8h, no Auditório do Comfort Suítes Hotel, na Praia do Canto, em Vitória.

Com duração de cinco horas, o evento tem como público-alvo os trabalhadores da educação (professores e funcionários de escolas) que trabalhem nas redes públicas estadual e municipais.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até segunda-feira (22) pelo telefone do sindicato (27) 3421-2400 ou por email: secretaria@sindiupes.org.br. Todos os participantes receberão certificado.

O debate contará também com a presença do sociólogo e professor universitário Clemente Gaz Lúcio, diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Em sua exposição, ele abordará “Previdência Social em tempos de mudanças radicais no mundo do trabalho”.

Outra palestrante será Marta Vanelli, professora da rede pública de Santa Catarina e diretora de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Vanelli também integrou a comissão responsável pela elaboração do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), do Piso Salarial para o magistério e do Plano Nacional de Educação. O tema de sua palestra será “Os profissionais da educação e as mulheres na Reforma da Previdência”.

O Seminário conta com apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Educação (CNTE) e Frente Brasil Popular.

A proposta de reforma da Previdência foi enviada ao Congresso Nacional no dia 20 de fevereiro pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) e tramita nas Câmara de Deputados.

Entidades sindicais e movimentos sociais têm se manifestado contrariamente a essa proposta, que consideram extremamente prejudicial aos trabalhadores.