SINDIUPES tem audiência com Secretaria de Educação de Vitória

10/10/2019

A Direção Colegiada do SNDIUPES participou de reunião na Secretaria Municipal de Educação de Vitória nesta quarta-feira (09) para tratar de questões que atingem a categoria.

Os/as diretores/as sindicais dialogaram com a secretária de Educação, Adriana Sperandio, e sua equipe sobre pontos de pauta apresentados pelo Sindicato.

Confira, abaixo, as informações sobre os principais pontos abordados:

1- Aglutinação de escolas:
De acordo com a secretária de Educação, a EMEF Amilton Monteiro permanecerá no mesmo espaço, no bairro Mário Cypreste. Essa decisão, de não migrar para a nova unidade construída na região, foi tomada pelos/ pelas professores/as e comunidade escolar, e acatada pela Seme.
A EMEF Alvimar Silva que foi construída no bairro Mário Cypreste começará a funcionar no novo local em novembro. Outras unidades de ensino serão construídas e ocuparão o mesmo local, como a EMEF de bairro da Penha e o CMEI e a EMEF em Jardim Camburi.

2- Concurso Público
A PMV não alterou nenhum ponto em relação ao Plano de Cargos e Salários.
O Concurso oferece 172 vagas vagas e o período de inscrição encerrou-se no dia 07/10.
Em relação aos profossionais de Artes, para Ensino Fundamental a exigência é formação em Artes Plásticas e aquela outra modalidade Artes.
Para dinamizador, pode ser formação em áreas afins.

3- Ponto Digital
A secretária de Educação informou que trata-se de uma exigência do Ministério Público e do Tribunal de Contas para todos os servidores públicos em razão do E-Social.
O Sindicato alegou que essa medida afetará diretamente a saúde do/a trabalhador/ em educação que já enfrenta grandes pressões para cumprir uma extensa jornada, se locomovendo de uma escola para outra.
Por isso, precisam ter tratamento diferenciado.
Os/as dirigentes questionaram, principalmente, sobre o horário noturno pois os/as profissionais teriam que chegar às 17h e não às 18h. E propuseram que – assim como houve redução de 30 para 25 horas – que houvesse a redução da carga horária sem redução de salário, o que será analisado pela Seme.
A sugestão da Seme é que, quando o ponto digital for implantado, os diretores negociem dois dias no noturno pagando essa meia hora (assim manteria o horário das 11h30min).

4- Formação Diretores e Coordenação e pedagogos
Um reunião específica será agendada para discutir a proposta da Secretaria de Saúde do/da Trabalhador/a do/a SINDIUPES para a realização de seminário para formação de diretores, coordenadores e pedagogos, bem como para discutir ações sobre Saúde do/a Trabalhador/a em Educação da Rede Municipal.

Categoria(s): Vitória