SINDIUPES se reúne com Comissão de Negociação em Vila Velha

07/11/2019

A Direção Colegiada do SINDIUPES voltou a se reunir com a Comissão Permanente de Negociação da Prefeitura Municipal de Vila Velha para discutir as reivindicações da categoria.

A audiência foi realizada no dia 05/11 e teve como principais pontos de pauta o Reajuste Salarial, Plano Municipal da Educação, Reformulação do Estatuto e Plano de Carreira do Magistério e demandas dos/as Funcionários/as de Escola.

Na oportunidade, o SINDIUPES ressaltou a necessidade do governo municipal fazer todos os esforços no sentido de cumprir a meta 17 do PNE-Plano Nacional da Educação que estabelece a valorização dos/das profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos/as demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PNE.

Confira, abaixo, as informações repassadas pelos representantes da Prefeitura de Vila Velha sobre os pontos tratados:

• Reajuste salarial ► como  em todas as reuniões esse é ponto principal. A Administração Municipal informou que continua fazendo estudos com relação à entrada de receita. Diante dos sinais de incerteza da encomia nacional, a prefeitura concluiu que poderia oferecer um abono para o magistério e assim o fez. Porém, a Diretoria do Sindicato argumentou sobre a necessidade de um reajuste visando reduzir ou suprir as perdas salariais históricas, uma vez que o abono não contemplou todo o conjunto de trabalhadores/as em educação.
  •  Plano Municipal de Educação ► com referência à gratificação por dedicação exclusiva a quem tem dois vínculos de professor/a com o município, segundo o governo municipal essa demanda está em análise.
  •  Reformulação do Estatuto e Plano de Carreira do Magistério ► a Comissão que elaborou uma minuta de n°31936, que se encontra paralisada nos órgãos colegiados, retomará os trabalhos a partir da reivindicação do SINDIUPES. É bom lembrar que essa reivindicação é referente ao item 14 da Carta Compromisso da Educação assinada pelo então candidato e atual prefeito.
  • Funcionários de Escola ► o SINDIUPES demonstrou a insatisfação da categoria e da Direção com relação à suspensão da reunião prevista para outubro junto ao Sindicato e à Comissão de funcionários/as de escola.
    Os diretores sindicais frisaram que os/as funcionários/as, por trabalharem diretamente na educação e viver no contexto escolar, seja na sala ou em outras atividades que não são do magistério, ficaram extremamente insatisfeitos por não receber o abono. Após amplo debate, ficou decidido que será agendada uma nova data para a reunião, a ser divulgada em breve.

Categoria(s): Vila Velha