SINDIUPES participará de reunião extraordinária da Comissão de Educação da ALES

05/12/2022

Como resultado das ações de mobilização do SINDIUPES, está garantida a participação do Sindicato na Reunião Extraordinária da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa Estadual-ALES na próxima quinta-feira (08), tendo como tema o ataque brutal ocorrido em escolas da cidade de Aracruz.

A reunião será realizada das 13h às 14h30, com transmissão pela TV Assembleia, e contará com a participação presencial de 10 diretores/as do Sindicato.

Os/as diretores/as terão espaço para expor e reafirmar as propostas do Sindicato apresentadas, em caráter urgente, e confirmadas junto ao governo do Estado em apoio às vítimas, aos familiares e à comunidade escolar de Aracruz, bem como debater e buscar ações concretas de prevenção à violência e combate ao extremismo e ao discurso de ódio que avançam no Estado e no país.

A reunião  terá transmissão online e poderá ser acompanhada pelos/as trabalhadores/as em educação e pela população capixaba por meio do link abaixo:

Medidas

Desde o trágico episódio nas escolas de Aracruz, o SINDIUPES iniciou uma grande mobilização para exigir do Poder Público respostas efetivas e garantir apoio às vítimas, familiares e comunidade escolar.

Por meio de ofício encaminhado ao governo do Estado e ao Ministério Público Estadual, no dia 29/11, e em reunião com a Secretaria Estadual de Educação- SEDU, no dia 01/12, o SINDIUPES apresentou e confirmou o encaminhamento de diversas  medidas, entre elas:

– Apoio psicológico aos/às professores/as, funcionários/as estudantes e familiares;

– Suporte financeiro para ajuda emergencial, tratamento com fisioterapia e outras necessidades;

– Remanejamento de profissionais (professores/as e funcionários/as) que desejarem atuar em outras unidades de ensino;

– Reforço na segurança escolar;

– Desenvolvimento de um projeto permanente nas escolas com uma Equipe Multidisciplinar para prevenção e combate à violência com foco na Promoção da Paz em todas as redes de ensino.

O SINDIUPES também cobrou a suspensão das aulas nas escolas públicas estaduais e municipais de Aracruz e adjacências até a garantia plena de segurança e condições adequadas ao retorno da comunidade escolar.

Pedido de Audiência

Como parte dessas ações, a Diretoria Colegiada do Sindicato também propôs a realização de uma AUDIÊNCIA PÚBLICA, urgente, na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa Estadual-ALES.

O objetivo é debater os apontamentos feitos pelo Sindicato, além de buscar o apoio dos/as deputados em ações e projetos que sejam capazes de prevenir e combater episódios de violência como o ataque a tiros, ocorrido no dia 25/11, contra a Escola Estadual Primo Bitti e o Centro Educacional Praia de Coqueiral, que resultou na morte de 3 professoras e uma estudante e mais de 10 feridos gravemente.

Por apoio, respeito e valorização!

Basta de violência e discurso de ódio!

Leia mais:  Reunião do SINDIUPES com a SEDU aponta medidas em apoio à comunidade escolar e para enfrentamento à violência