SINDIUPES refuta decisão judicial que obriga o retorno das aulas presenciais

20/04/2021

A Diretoria Colegiada do SINDIUPES considera ABSURDA a decisão da Justiça que determinou o retorno das aulas presenciais no Estado, independente da classificação de risco do município.

A decisão divulgada nesta terça-feira (20) é assinada pela juíza Sayonara Couto Bittencourt, da 4ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Vitória, e suspende os efeitos do decreto e da portaria do governo do Estado que determinaram a suspensão de aulas presenciais em cidades de risco alto e extremo.

No momento em que o Espírito Santo registra recordes de mortes pela COVID-19 – já são quase 9 mil óbitos -, e enfrenta altas taxas de contaminação e ocupação de leitos de UTI, retomar as atividades presenciais significa uma medida IRRESPONSÁVEL, pois colocará em risco a vida de trabalhadores/as, estudantes, suas famílias e toda a população capixaba.

Não aceitaremos que a comunidade escolar  seja exposta em um momento tão grave da pandemia. Informações obtidas junto à SEDU-Secretaria Estadual de Educação indicam que o governo irá recorrer dessa decisão através da PGE-Procuradoria Geral do Estado.

Diante dessa situação crítica, o SINDIUPES acompanhará de perto o desenrolar dessas ações e irá cobrar que o governo do Estado exerça a sua autonomia – já confirmada pelo STF-Supremo Tribunal Federal – para reverter essa decisão INCOERENTE, caso contrário isso representará um aumento ainda maior de contaminação pelo Coronavírus em nosso Estado e consequentemente, a morte de milhares de crianças, jovens e adultos.

A Diretoria Colegiada do Sindicato não medirá esforços e lançará mão de todos os instrumentos possíveis para a suspensão dessa decisão judicial em primeira instância.

A nossa luta continuará sendo pela manutenção do ensino remoto até que todos/todas os/as trabalhadores/as em educação estejam vacinados e com o avanço da imunização de toda a população.

Essa é a única forma de conter a contaminação pelo vírus e garantir a vida de todos/todas.

Essencial nesse momento é conter a COVID-19!

Escolas fechadas, vidas preservadas!