SINDIUPES propõe e Assembleia Legislativa realizará Audiência Pública sobre vacina prioritária para Educação

24/02/2021

A Jornada de Luta pela Vida promovida pelo SINDIUPES registra, a cada dia, importantes avanços em defesa da categoria na busca pela vacinação prioritária contra a Covid-19.

Como resultado dessa mobilização e atendendo à solicitação do Sindicato, a Comissão  de Educação da Assembleia Legislativa Estadual (Ales) realizará na próxima segunda-feira (01) uma Audiência Pública para ouvir representantes da Secretaria Estadual de Educação-Sedu e da Secretaria Estadual de Saúde-Sesa sobre a possibilidade de inclusão dos/as profissionais da Educação nos grupos prioritáriosda vacinação.

A Audiência está marcada para às 12h15 e poderá ser acompanhada pelo seguintes canais:  YouTube da Ales:

ou pela  TV Assembleia: https://www.al.es.gov.br/Comunicacao/TvAssembleia

Jornada

A Jornada de Luta pela Vida – Vacina para a Educação. Disso não abrimos mão!, foi lançada pelo SINDIUPES neste mês de fevereiro, e inclui diversas ações de mobilização permanente.

Os objetivos principais são garantir a inclusão dos/das profissionais da Educação no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19, além de promover articulações junto a diversas instâncias do Poder Público e mobilizar a sociedade em defesa dos direitos da categoria, além de fortalecer as lutas em favor de uma Educação Pública, Democrática e de Qualidade para todos e todas.

O SINDIUPES entende que a vacina é a única medida de proteção à saúde e à vida dos/as trabalhadores/as no retorno às atividades presenciais. Por isso, o Sindicato continuará encaminhando às Casas Legislativas o Projeto de Lei que garanta a prioridade da vacina para os/as profissionais da Educação.

Além disso, esta sendo feito um levantamento de denúncias sobre o descumprimento de protocolos sanitários e outros riscos à vida da comunidade escolar, e, posteriormente, o Sindicato acionará o Ministério Público Estadual e Municipais para as devidas providências. Acesse aqui o Canal de Denúncias.Acesse aqui o Canal de Denúncias.

Greve Nacional

A Jornada de Luta pela Vida ocorrerá em sintonia com ações de mobilização nacional, e nesse sentido, o SINDIUPES também organizará uma grande atividade para marcar o dia 8 de março – data da Greve da Educação, convocada pela CNTE.

Essa é uma Greve Nacional que terá a participação de diversas entidades em todo o Brasil, e com amplo apoio internacional, uma vez que o movimento estará centrado na defesa da vida e da vacina contra a Covid-19 para os/as profissionais  da Educação.

Na atual conjuntura  da pandemia – com o Brasil e o mundo já iniciando a imunização -, o SINDIUPES e a CNTE defendem vacina para todos/todas, com a inclusão dos/as trabalhadores/as em Educação na fase 1 do Plano Nacional de Vacinação.

A vacina é a garantia de proteção à vida no retorno às aulas presenciais para os/as trabalhadores/as e toda a comunidade escolar!