SINDIUPES presente no Centenário de Paulo Freire – Patrono da Educação Brasileira

20/09/2021

Em homenagem a vida e ao legado do grande Paulo Freire, o SINDIUPES marca presença nas atividades em comemoração ao Centenário do Patrono da Educação Brasileira, na cidade de Recife, em Pernambuco.

Defensor de uma educação libertadora, sendo referência mundial para teóricos e pesquisadores, o educador pernambucano completaria 100 anos nesse 19 de setembro de 2021.

O Centenário está sendo transmitido virtualmente com muita alegria, reflexões e cultura popular, com a organização de instituições do movimento educacional brasileiro e internacional, entre elas a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), a IEAL (Internacional da Educação para a América Latina) e as entidades que compõem o FNPE (Fórum Nacional Popular de Educação).

Representam o SINDIUPES no evento os/as diretores/as Dorzília Vaz, Lorraine Rangel e Christovam Mendonça – que, além de diretor do Sindicato, também faz parte da Executiva da CNTE como secretário de Direitos Humanos.

Ato Político

No domingo (19), aconteceu a LIVE Ato Político, Cultural e Pedagógico Paulo Freire com a participação de artistas populares como Alceu Valença, além de lideranças educacionais e sindicais do Brasil e do mundo

A Live também transmitiu a inauguração da escultura de Paulo Freire em Buenos Aires, na Argentina, e apresentação de vídeos gravados por políticos, escritores, artistas e outras personalidades que conviveram e tiveram suas obras influenciadas por Paulo Freire.

Plenária Mundial Popular de Educação

Nesta segunda-feira (20), a Live dedica-se à escuta de várias vozes do Continente Americano, Europa e África que estudam e praticam o pensamento freireano.

A importância de Paulo Freire para os movimentos sociais no mundo é tema de debates, com a presença de educadores e educadoras do Brasil, Argentina, Chile, Cuba, Estados Unidos, Portugal, Espanha, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Cabo Verde, todos compartihando experiências da educação freriana.

Também são compartihados depoimentos de gestores públicos e parlamentares tratando das contribuições de Paulo Freire para as políticas educacionais.

Toda a programação acontece online nos canais do Youtube da

CNTE (www.youtube.com/CNTEBrasil),

IEAL (www.youtube.com/InterEducacion) e

UFPE (www.youtube.com/UFPEoficial).

Celebremos a vida, a obra e o legado de Paulo Freire!

Fonte: https://fnpe.com.br/centenariopaulofreire

Categoria(s): Geral