SINDIUPES participa de primeira reunião da Frente Parlamentar de Precatórios

14/09/2023

Diretores/as do Sindiupes Noêmia Simonassi e Rodrigo Agapito presentes na mesa

A Diretoria do SINDIUPES esteve presente na primeira reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Pagamento dos Precatórios dos Servidores Públicos que ocorreu nessa quarta-feira (13) no plenário da Assembleia Legislativa do Espírito Santo-ALES.

Também participaram dirigentes de outros sindicatos e associações que representam os/as servidores/as públicos, além de advogados, deputados e assessores.

Durante a reunião, os/as representantes dos/as servidores/as relataram sobre as expectativas da categoria em receber o Precatório da Trimestralidade.

Os/as advogados, representando os departamentos jurídicos dos sindicatos e associações, apresentaram um histórico acerca das ações da trimestralidade.

Integrantes do Departamento Jurídico do SINDIUPES, Angela Perini e Roni Borgo deram informações detalhadas sobre o andamento da Ação.

A partir das falas e discussões, foram feitos os seguintes encaminhamentos:

– Dialogar com o governo do estado e com os/as servidores/as públicos para resolver o impasse e garantir o pagamento do Precatório da Trimestralidade;
– Apresentar propostas ao governo estadual para liquidar este Precatório;
– Marcar um nova reunião da Frente Parlamentar com a comissão de orçamento da ALES;
– Organizar um cronograma de reuniões da Frente Parlamentar com os/as servidores/as;
– A Frente Parlamentar encaminhará um novo ofício ao governo solicitando informações sobre as ações da trimestralidade.

Frente

A Frente Parlamentar para Pagamento dos Precatórios foi criada em 22 de agosto deste ano com o objetivo de dialogar com o governo estadual e buscar soluções para pagar os valores devidos aos/às servidores/as.

A comissão é composta, inicialmente, por 11 parlamentares com a expectativa de que outros parlamentares façam parte da mesma.

Na reunião dessa quarta-feira (13), representaram o SINDIUPES os/as diretores/as Noêmia Simonassi, Rodrigo Agapito, Mariangele Zambom e Lorraine Rangel.

Assim que for agendada a próxima reunião da Frente Parlamentar, o SINDIUPES divulgará a data em suas redes sociais para que os/as professores/as que possuem precatórios possam participar e fortalecer essa mobilização junto ao sindicato.