Rua Gama Rosa    216    Centro    Vitória-ES
27 3421-2400

Ano letivo e aulas não presenciais em debate na audiência do SINDIUPES com a SEDU

Seta
06/08/2020
Por Comunicação

A Diretoria Colegiada do SINDIUPES, em audiência virtual com a SEDU-Secretaria Estadual de Educação, nesta quinta-feira (06), reafirmou sua posição contrária ao retorno das aulas presenciais enquanto não houver o controle efetivo da pandemia do Coronavírus e com garantia da saúde e da vida dos/das trabalhadores/as e de toda a comunidade escolar.

Na audiência, o secretário de Educação Vitor de Angelo e seus assessores apresentaram aos/às diretores/as sindicais o calendário de atividades de aulas NÃO presenciais até o mês de dezembro de 2020.

O calendário será publicado nos próximos dias. O objetivo é aproveitar as atividades remotas como dias letivos, garantir a carga horária necessária para encerrar o ano letivo em 23/12/2020 e trabalhar o biênio 2020/2021.

Retorno

Em relação às atividades presenciais, o secretário Vitor informou que, no momento, não há previsão para retorno e isso dependerá, exclusivamente, de uma decisão da Secretaria Estadual de Saúde-SESA, com base na evolução da doença.

Os/as diretores/as sindicais cobraram da SEDU que qualquer discussão sobre uma possível data para a reabertura das escolas deverá ter, obrigatoriamente, a participação das entidades sindicais e da comunidade escolar.

Além de seguir as recomendações dos especialistas e das entidades de saúde, o governo do estado precisará ouvir trabalhadores/as, estudantes e suas famílias porque a prioridade é garantir a saúde e a vida.

EJA

Outro ponto abordado pelo SINDIUPES trata-se da EJA-Educação de Jovens e Adultos e o secretário Vitor garantiu ao Sindicato que não haverá demissão dos/das professores/as DTs ou qualquer outro prejuízo.

Informou ainda que a SEDU fará todo o possível em relação à recuperação da aprendizagem dos alunos seguindo as orientações do CNE-Conselho Nacional da Educação.

Denúncia

O SINDIUPES também exigiu da SEDU medidas em relação à situação de muitos professores/as e funcionários/as que estão se sentindo pressionados pelos gestores escolares a realizarem atividades inapropriadas.

O secretário Vitor afirmou que o sindicato poderá encaminhar todas as denúncias à SEDU para que possam ser averiguadas.

Nesse sentindo, o SINDIUPES orienta os profissionais a não se submeterem aos desmandos dos gestores e a encaminharem às denúncias ao Sindicato para as devidas providências.

Representaram o SINDIUPES na audiência, os/as diretores/as Adriano Albertino, Carlos Duarte, Ildebrando Paranhos, Júlio César Alves, Noêmia Simonassi, Paulo Teixeira e o assessor Marcelo Chagas.

Np próximo dia 18 de agosto, o SINDIUPES terá uma nova  audiência com a SEDU para tratar de forma específica da pauta de reivindicações da Rede Estadual.

Categoria(s): Geral

Ultimas Notícias

Avisos

Sindiupes

Sindiupes