SINDIUPES manifesta repúdio a vereador de Vitória por discurso de ódio contra educadores/as

26/10/2021

O SINDIUPES-Sindicato dos/as Trabalhadores/as em Educação no Espírito Santo vem a público repudiar, veementemente, o DESRESPEITO, a IGNORÂNCIA e a VIOLÊNCIA contidas na fala do vereador Gilvan (Patriota), em sessão na Câmara Municipal de Vitória, por ocasião da homenagem a diretores/as sindicais e professores/as da Rede Municipal de Ensino pelo Dia do/a Professor/a.

Movido pelo discurso de ódio, tal parlamentar, que nunca apresentou qualquer projeto de valorização da Educação Pública, mais uma vez optou pelos ataques infundados, declarando que os/as professores/as homenageados deveriam receber salários menores, ferindo a legitimidade da representação sindical que é garantida pela Constituição Federal.

O SINDIUPES demonstra INDIGNAÇÃO com essa postura agressiva, porém não se surpreende haja vista que o vereador Gilvan tem pautado o seu mandato por perseguições, preconceitos e um discurso violento contra os/as educadores/as do município de Vitória, demonstrando alinhamento com projetos antidemocráticos que ganharam espaço na política nos últimos anos.

É inadmissível que um parlamentar eleito para representar os cidadãos, pago com dinheiro público, reproduza, cotidianamente, mentiras sobre o sistema de ensino, o conteúdo curricular, a formação de professoras e professores, além de incitar agressões e ofensas às lideranças sindicais, reforçando uma campanha orquestrada de desvalorização do magistério e da Educação Pública.

O SINDIUPES, ao longo de seus mais de 60 anos de história, defende uma Educação Pública de Qualidade, Democrática, Laica e Inclusiva,  com valorização profissional e que assegure a liberdade de aprender e ensinar, e por essa história temos o dever de combater e de repudiar qualquer ação que vise ao cerceamento das liberdades e a intimidação contra os educadores/as e seus representantes legítimos.

Basta de discurso de ódio!

Basta de DESRESPEITO e PRECONCEITO contra os/as educadores/as!

Diretoria Colegiada do SINDIUPES

Categoria(s): Vitória