SINDIUPES integra Comitê Estadual responsável por lançamento do Plano de Segurança Escolar

21/08/2023

A Direção do SINDIUPES, representada pelos diretores/as Noêmia Simonassi e Gean Carlos Nunes, participou nesta segunda-feira (21) do lançamento do Plano Estadual de Segurança Escolar.

O evento aconteceu na Secretaria de Estado de Esportes, em Vitória, com a coordenação de representantes das Secretarias de Educação, Segurança Pública, Defesa Social e do Corpo de Bombeiros, além de presença de outras autoridades e diversas entidades.

Este plano contém ações em 3 eixos construídos para atender à necessidade de formação dos/as trabalhadores/as em Educação, sendo mais uma das ações que o SINDIUPES apresentou no projeto de segurança e paz nas escolas, entregue ao governo do Estado.

A diretora Noêmia Simonassi destaca essa importante ação do governo direcionada à formação da comunidade escolar que, inclusive, já havia sido proposta por meio do Projeto Paz nas Escolas elaborado pelo SINDIUPES.

Em abril de 2023, a Diretoria Colegiada do Sindicato apresentou ao governo a proposta do Plano Estadual pela Paz nas Escolas, visando à implantação de ações para a construção da cultura de paz e um ambiente escolar dotado de segurança para a comunidade.

O Plano foi elaborado com base a Meta 7 do Plano Nacional de Educação-PNE, Estratégia 7.23, que tem como objetivo garantir políticas de combate à violência na escola, inclusive pelo desenvolvimento de ações destinadas à capacitação de educadores, favorecendo a adoção das providências adequadas.

A partir daí, foram anunciadas várias estratégias, entre elas a criação do Comitê Estadual – do qual o SINDIUPES faz parte -, para discutir e avaliar as ações voltadas para a promoção de cultura de paz e convivência democrática no espaço escolar, e o mesmo terá a participação do SINDIUPES.

“O lançamento desse Plano de Segurança Escolar é um passo importante para a construção de um ambiente de paz em nossas escolas e vai ao encontro do projeto de paz nas escolas que o Sindiupes já havia elaborado. Vamos acompanhar de perto todas as ações e continuaremos apresentando sugestões e cobrando a implementação efetiva do plano, sempre na defesa dos direitos e da vida dos trabalhadores e trabalhadoras da educação e da comunidade escolar”.