SINDIUPES e Fórum Estadual de Educação não assinarão atestado de óbito de estudantes e trabalhadores/as

17/07/2020

Em reunião do Fórum Estadual de Educação (FEE), o SINDIUPES reafirmou a sua contrariedade ao GT-Grupo de Trabalho criado pela SEDU, de forma arbitrária, para discutir o retorno às aulas presenciais.

O Sindicato, a ASSOPAES,  a CUT e a UNCME – entre outras instituições que integram o Fórum -, participaram de uma reunião virtual realizada na última quarta-feira (15).

É importante ressaltar que o FEE estava há seis meses sem ter reunião e somente foi convocado após denúncia feita, nas redes sociais, pelo SINDIUPES.

O Sindicato e outras instituições também enviaram e-mails para a SEDU, solicitando a reunião diante da gravidade do atual momento.

Nos últimos meses, em vez de convocar o FEE, o secretário de Educação Vitor de Angelo optou por criar um GT composto por entidades e movimentos escolhidos por ele mesmo.

Na reunião do dia 15/07, o SINDIUPES e a maioria das entidades defenderam que as discussões sobre os protocolos e medidas para a retomada das aulas presenciais devem acontecer no âmbito do Fórum Estadual, um espaço legítimo para o debate e acompanhamento das politicas educacionais, especialmente nesse período de grave crise sanitária.

Entendem ainda que o GT criado pela SEDU, e formado em parte por instituições que não representam a educação pública capixaba, não tem legitimidade para definir ações que atendam às reais necessidades das escolas públicas no sentido de garantir a vida dos/as trabalhadores/as, estudantes e sua família.

O SINDIUPES, representado pelo diretor sindical Gean Carlos Nunes, também chamou a atenção para a necessidade de respeitar as recomendações da
-Organização
Mundial da Saúde que orienta a reabertura das escolas somente na última fase da retomada das atividades e após duas semanas de estabilização da curva de casos e com redução drástica de óbitos.

A próxima reunião do Fórum Estadual está marcada para segunda-feira, dia 20/07, com o objetivo de discutir metodologias e planos de segurança sanitária a serem implementados nas escolas somente quando ocorrer o controle efetivo da pandemia do Coronavírus.

Na avaliação do SINDIUPES, o Fórum Estadual de Educação, assim como já havia definido o Sindicato, não irá assinar o atestado de óbito de nossos/nossas alunos/alunas nem dos/das profissionais da educação, e portanto não participará do GT da SEDU.

Categoria(s): Geral