Rua Gama Rosa    216    Centro    Vitória-ES
27 3421-2400

SINDIUPES e entidades promovem carreata em defesa da Vida e dos Serviços Públicos

Seta
28/01/2021
Por Comunicação

 

Em uma grande mobilização em defesa da vida e dos serviços públicos, o SINDIUPES, em conjunto com a CNTE e a CUT, e diversas entidades sindicais e sociais realizarão no próximo dia 01/02 (segunda-feira) uma carreata contra o retorno das aulas presenciais sem vacina, contra a Reforma Administrativa e pelo Impeachment de Bolsonaro.

A atividade busca mobilizar a sociedade capixaba diante do aprofundamento das crises sanitária, política e econômica que assolam o país desde o ano passado, como resultado do descaso, da incompetência e da irresponsabilidade do governo Bolsonaro, principalmente em relação à pandemia da COVID-19, ao desemprego e à redução de investimentos na Educação, Saúde e em outras áreas.

A carreata integra o Dia Nacional de Lutas e – além do Fora Bolsonaro! – tem como principais bandeiras a vacinação em massa da população, a ampliação dos recursos para o SUS, a retomada do Auxílio Emergencial, a defesa do Programa de Proteção ao Emprego e a suspensão da Lei do Teto de Gastos.

Concentração

A concentração está marcada para às 8h30 horas, do dia 01/02, na UFES, em Goiabeiras (entrada norte), em Vitória, e os veículos irão circular pelas principais ruas e avenidas da Região da Grande Vitória.

Essa é uma atividade em que as pessoas estarão dentro dos seus veículos, portanto não haverá aglomeração, mesmo assim todos os cuidados com a prevenção e distanciamento estarão sendo tomados, reforçando as orientações sobre o uso adequado de máscara de proteção e álcool em gel.

Vacina Já

Com o agravamento da pandemia do Coronavírus e com o registro no Brasil da variante – B117 – que tem maior contaminação entre crianças, o SINDIUPES e as demais entidades representativas do setor e dos/as trabalhadores/as avaliam que não há condições seguras para a reabertura das escolas enquanto não houver a vacinação de professores/as e funcionários/as.

Algumas prefeituras e o Governo do Estado anunciaram o retorno presencial para o mês de fevereiro, porém, de acordo com avaliações de especialistas, o Espírito Santo não atende os critérios da Fiocruz- Fundação Oswaldo Cruz para garantir às escolas condições seguras capazes de impedir a contaminação entre as pessoas que circulam nas unidades de ensino.

Cabe ressaltar que o setor educacional envolve um expressivo quantitativo de pessoas, além da comunidade escolar, impactando o transporte público, o transporte escolar privado, prestadores de serviços e diversas outras categorias de trabalhadores/as.

Atualmente, o Espírito Santo registra elevado número de casos e óbitos semelhante aos meses de maior gravidade da pandemia, em 2020.

Por isso, o retorno às aulas presenciais sem vacina – assim como ocorreu em Manaus/AM que vive uma crise humanitária -, colocará em risco a vida de milhares de professores/as e demais trabalhadores/as em educação, estudantes e seus familiares, além de toda a sociedade capixaba.

Não à Reforma Administrativa.

Tramita no Congresso Nacional a PEC 32/2020 que prevê mudanças nas regras do serviço público. Mas essa proposta de Reforma Administrativa do Governo Federal não atinge os verdadeiros privilegiados, com altos salários.

O interesse do governo é acelerar privatizações, demitir servidores/as e aumentar os cargos por indicação política.

A Reforma Administrativa, se aprovada da forma como está, vai prejudicar a prestação de serviços à população nos estados e municípios, significa destruição de serviços básicos, como Saúde e Educação.

A nossa luta é por direitos, por serviços públicos de  qualidade e pela valorização de todos/todas servidores/as públicos/as.

Entidades 

carreata conta com amplo apoio, sendo uma ação conjunta integrada pela ASSOPAES-Associação de Pais e Alunos do ES, CUT-Central Única dos Trabalhadores, CNTE-Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, CES-Conselho Estadual de Saúde, FESPUFEMES- Federação dos Servidores Públicos Federais, Estaduais e Municipais do Estado, Movimento Vida nas Escolas, Oposição Cutista ao SINDSMUVI-Sindicato dos Servidores Municipais de Vitória, SINPRO- Sindicato dos Professores no ES (rede privada), SINDSAUDE-Sindicato dos Servidores Estaduais da Saúde e UNCME-União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação.

 

Categoria(s): Geral

Ultimas Notícias

Avisos

Sindiupes

Sindiupes