SINDIUPES e entidades promovem Carreata em Defesa da Vida e contra o retorno das aulas presenciais

13/08/2020

Em mais uma iniciativa em defesa da vida dos/as trabalhadores/as em educação e de toda a comunidade escolar, o SINDIUPES, em conjunto com a CNTE, a CUT e demais entidades sindicais e sociais, realizará no próximo dia 27/08 uma grande carreata contra o retorno das aulas presenciais no Espírito Santo.

Essa atividade de protesto é uma resposta às ameaças de retomada das atividades presenciais nas escolas, sem o devido controle da pandemia do Coronavírus, conforme vem sendo indicado pelo governador Casagrande e o secretário estadual de Educação em notícias veiculadas na mídia local.

A Carreata conta com amplo apoio, sendo uma ação conjunta integrada pela ASSOPAES-Associação de Pais e Alunos do ES, CUT-Central Única dos Trabalhadores, CNTE-Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, CTB-Central dos Trabalhadores do Brasil, SINPRO- Sindicato dos Professores no ES (rede privada) e UNCME-União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação.

Maior entidade sindical da educação no Espírito Santo, o SINDIUPES e as demais entidades representativas do setor e dos/as trabalhadores/as avaliam que ainda não há condições seguras para a reabertura das escolas, uma vez que os índices de transmissão da Covid-19, contaminação e óbitos continuam altos.

Outro agravante trata-se do fato do setor educacional envolver um expressivo quantitativo de pessoas, além da comunidade escolar, impactando o transporte público, o transporte escolar privado, prestadores de serviços e diversas outras categorias de trabalhadores/as.

Além disso, o Estado e as escolas não possuem condições nem estrutura adequada e segura para impedir a contaminação entre as pessoas que circulam nas unidades de ensino

Portanto, qualquer decisão ou especulação nesse sentido por parte dos municípios ou do Estado é extremamente grave e irresponsável, pois colocará em risco de morte milhares de professores/as e demais trabalhadores/as em educação, estudantes e seus familiares, além de toda a sociedade capixaba.

Concentração

A expectativa é mobilizar na Carreata um grande número de professores/as, funcionários/as de escola, estudantes, familiares e profissionais de outras categorias, buscando chamar a atenção da sociedade para as graves consequências de um possível retorno às aulas presenciais em meio à pandemia.

A concentração está marcada para às 9 horas, do dia 27/08, no Parque Tancredão (Sambão do Povo), em Vitória, e irá circular pelas principais ruas e avenidas da Região da Grande Vitória.

Essa é uma atividade em que as pessoas estarão dentro dos seus veículos, portanto não haverá aglomeração, mesmo assim todos os cuidados com a prevenção e distanciamento estarão sendo tomados, reforçando as orientações sobre o uso adequado de máscara de proteção e álcool em gel.

Participe!

É hora de reafirmar que o mais importante nesse momento é salvar vidas!

Ano letivo, recupera-se. Vidas, não!

Brasileiros são contra reabertura das escolas

O Brasil já registrou a morte de mais de 100 mil brasileiros em decorrência da Covid-19, com a contaminação de mais de 3 milhões de pessoas.

Pesquisa realizada pelo DataFolha mostra que, para 79% dos brasileiros, a reabertura das escolas vai agravar a pandemia do novo coronavírus.

Para 59% dos entrevistados, a retomada das aulas presenciais,  interrompidas desde março, no pico da pandemia, piorará muito a situação.

Outros 20% acham que piorará um pouco, enquanto 18% afirmam que não haverá efeito na disseminação do vírus, e 3% disseram não saber.

Os dados são de pesquisa Datafolha, que ouviu 2.065 pessoas em todo o país nos dias 11 e 12 de agosto.