SINDIUPES convoca categoria para Dia Nacional de Luta da Educação – 8 de março

04/03/2021

O Brasil está à beira de um colapso com recordes diários de mortes pela Covid 19 – são quase 2 mil óbitos/dia -, aumento de novos casos de contaminação, superlotação de leitos de UTI e o que é pior: sem nenhuma perspectiva de vacinação em massa da população devido à irresponsabilidade e ao descaso por parte do governo federal.

No Espírito Santo já foram perdidas mais de 6 mil vidas em decorrência da Covid-19 e o número de pessoas contaminadas passa de 300 mil.

Apesar do agravamento da pandemia e com baixos índices de imunização – apenas 3% dos capixabas receberam a vacina -, o Estado e os municípios insistem em aulas presenciais, colocando em risco a vida dos/as trabalhadores/as, estudantes e suas famílias.

O SINDIUPES entende que a vacina contra a Covid-19 é a única estratégia para combater a doença e salvar vidas, e defende a imediata suspensão das aulas presenciais, bem como a manutenção do ensino remoto até que todos/todas profissionais da Educação estejam vacinados.

Mobilização Nacional

Diante desse grave momento, o Sindicato e a CNTE convocam os/as trabalhadores/as em Educação para participarem do Dia Nacional de Luta Educação marcado para 8 de março (segunda-feira), tendo como principal objetivo pressionar os Poderes Executivo e Legislativo para garantir vacina para toda a população, com prioridade para os/as profissionais que atuam nas escolas.

Essa é uma Mobilização Nacional que terá a participação de diversas entidades em todo o Brasil, e com amplo apoio internacional, uma vez que o movimento estará centrado na defesa da vida, dos serviços públicos e da vacina contra a Covid-19 para todos e todas.

Na atual conjuntura da pandemia – com o Brasil e o mundo sofrendo as consequências da terceira onda da pandemia -, o SINDIUPES e a CNTE defendem vacina para todos/todas, com a inclusão dos/as trabalhadores/as em Educação na fase 1 do Plano Nacional de Vacinação, e não na fase 4 como está previsto até o momento.

Como parte das ações para o dia 08 de março, o SINDIUPES orienta os/as trabalhadores/as a gravarem vídeos e encaminharem ao governador Renato Casagrande e aos/às deputados estaduais, federais e senadores capixabas, cobrando a inclusão dos/as profissionais da Educação nos grupos prioritários da imunização.

Marque o governador e os/as parlamentares nas redes sociais, envie mensagens e e-mails, exija  vacinação prioritária como demonstração de valorização e respeito à categoria.

Essa é a única a garantia de proteção à vida no retorno às aulas presenciais para professores/as, funcionários/as de escola e toda a comunidade escolar.

Vacina para a Educação. Disso não abrimos mão!

Professores estão morrendo em todo o país com escolas abertas

Fiocruz alerta: país vive momento mais grave da pandemia da Covid-19