SINDIUPES completa 61 anos de uma grande caminhada

17/04/2019

Em 17 de abril de 1958 foi criada a União dos Professores Primários do Espírito Santo (UPPES) tendo como principal objetivo organizar as atividades docentes e encaminhar as questões referentes às professoras primárias no Estado.

Em 1989, no Congresso Estadual, em Guarapari, acontece como resultado dessas lutas a unificação da UPES com a Associação dos Orientadores Educacionais (AOEC) e dos Supervisores Escolares (Assec), e a transformação da UPES em sindicato. Estava fundado o SINDIUPES.

E lá se vão 61 anos de história neste ano de 2019, uma trajetória marcada pela defesa intransigente dos/as trabalhadores/as em educação no Espírito Santo, por ve valorização da categoria, e por uma Escola Pública de Qualidade para todos/as.

Lutas
São décadas de lutas intensas em meio a grandes desafios, ao lado dos profissionais, enfrentando e superando obstáculos em busca da manutenção e ampliação de direitos, cobrando dos governos municipais e estadual políticas públicas eficientes para garantir melhores salários e condições adequadas de trabalho a professores/as e funcionários/as de escola.

No cenário nacional, por meio da CNTE e da CUT, o SINDIUPES tem atuado de forma permanente em vários espaços de debate e de decisão, representando e defendendo com afinco os interesses da categoria, em ações que contribuem para qualificar o trabalho sindical, bem como para fortalecer e dar visibilidade às demandas dos/as profissionais capixabas.

E, assim, trilhando essa longa caminhada, o SINDIUPES consolidou-se como o legítimo representante dos/as trabalhadores/as em educação pública, tornando-se uma entidade sindical forte e reconhecida como uma das maiores e mais importantes no estado do Espírito Santo.

Desafios
Vivemos tempos difíceis com novos desafios diante dos ataques aos direitos da classe trabalhadora, tentativas de cerceamento da liberdade de ensinar, perseguição aos sindicatos, redução drástica de investimentos na Educação Pública e ameaças à democracia.

O momento exige um sindicato cada vez mais forte e o SINDIUPES não se furtará à tarefa de conduzir a luta e a resistência dos/as trabalhadores/as em educação frente ao desmonte das políticas públicas e aos projetos que visam à destruição dos/as educadores e da Educação Pública.

Neste ano em que completa 61 anos de existência, o SINDIUPES – através de sua Diretoria Colegiada – renova suas energias e reafirma o seu compromisso em defesa dos direitos dos/as trabalhadores/as em educação, e em favor de uma Educação Pública de Qualidade, Democrática, Laica, Inclusiva e com Igualdade para todos/as.

Vamos em frente, com luta e resistência!