SINDIUPES comemora suspensão de medida que obrigava retorno presencial

21/04/2021

As aulas presenciais continuam suspensas nos municípios capixabas com risco extremo ou alto para a COVID-19, garantindo assim a luta do SINDIUPES em defesa da vida dos/as trabalhadores/as em educação e de toda a comunidade escolar.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, suspendeu, nesta quarta-feira (21), a decisão liminar que determinava o retorno das aulas presenciais em todo o Estado após recurso da Procuradoria-Geral do Estado do Espírito Santo (PGE-ES).

Na terça-feira (20), em uma decisão absurda, a juíza Sayonara Couto Bittencourt, da 4ª Vara da Fazenda Pública Estadual determinou o retorno das aulas presenciais, apesar de o Espírito Santo enfrentar um momento crítico da pandemia com recordes de óbitos, alta taxa de contaminação e superlotação de leitos de UTI.

O SINDIUPES refutou imediatamente essa decisão que, caso fosse acatada pelo Estado, agravaria ainda mais a situação da pandemia entre os capixabas, colocando em risco a vida dos/das trabalhadores/as, estudantes e suas famílias.

A Diretoria Colegiada do Sindicato empenhará todos os esforços para impedir ações irresponsáveis como essa e continuará defendendo o ensino remoto até que todos/todas os/as trabalhadores/as em educação estejam vacinados, bem como com o avanço da imunização da população.

Covid nas escolas

Pesquisa recente realizada pela UFMG-Universidade Federal de Minas Gerais reforçam a necessidade de manutenção do ensino remoto enquanto não houver controle da pandemia.

Pesquisadores e professores dos departamentos de Sociologia e Estatística da UFMG fizeram uma simulação dos impactos da volta às aulas na propagação do Sars-Cov-2.

Os resultados mostram que num grupo de crianças e adolescentes com idade entre 6 e 14 anos um só aluno infectado numa sala com outros 20 tem potencial para contaminar outros 60 do círculo familiar dos estudantes em apenas 15 dias.

Isso com todos eles usando máscara no colégio. Sem o equipamento de proteção, seriam 90 os infectados em apenas dez dias.

Aulas recuperam-se.Vidas, não!

Escolas fechadas. Vidas preservadas.

Essencial é a vida!