SINDIUPES apresenta perspectivas de avanços para a categoria na I Assembleia da Rede Municipal de Serra

29/06/2021

O SINDIUPES tem mantido diálogo permanente com a Administração Municipal e as perspectivas de avanços para a categoria foram apresentadas na I Assembleia dos/as Trabalhadores/as em Educação da Rede Serra, realizada no dia 25/06, em formato virtual por meio da Plataforma Digital.

Inicialmente, os/as dirigentes sindicais abordaram as funcionalidades da Plataforma Digital, que representa uma grande inovação tecnológica com a proposta de conectar os/as trabalhadores/as em educação, permitindo o acesso a cursos, seminários, assembleias e demais atividades que serão oferecidas pelo Sindicato.

De forma geral, a Diretoria Colegiada do SINDIUPES destacou a necessidade de mobilização e luta da categoria, tanto na esfera local quanto nacional, diante do fato do governo federal não cumprir as metas do Plano Nacional de Educação – PNE, principalmente quanto ao Custo Aluno Qualidade(CAQ), apesar da aprovação do Novo Fundeb, além dos riscos da regulamentação da Educação Domiciliar(Homeschooling), com propostas em tramitação no Congresso Nacional, bem como da PEC 32-Reforma Administrativa que privatiza o serviço público.

Confira as informações sobre os demais pontos da pauta apresentados à categoria:

Aulas presenciais: o SINDIUPES tem mantido reuniões mensais com a Administração Municipal para avançar na Pauta de Reivindicações, reiterando sempre a posição da Diretoria Colegiada contra o retorno presencial sem a devida imunização dos trabalhadores/as em educação, o que deveria ocorrer somente após a aplicação das duas doses da vacina. Porém, o secretário informa que os municípios seguem o Decreto do Governo Estadual, que cedeu à pressão do mercado e das escolas particulares.

Escola Cívico-Militar: o governo municipal ainda não apresentou projeto e o secretário de Educação afirma ser contrário à aplicação da Escola Cívico-Militar no município da Serra.

Eleição de diretores/as de escola: a eleição de diretores/as das unidades de ensino está garantida para esse ano. A Diretoria do SINDIUPES estará presente na comissão que organiza as eleições no município, a COPEDEC.

Perspectivas e possibilidades apresentadas pela Administração Municipal para a categoria:
1- Retorno da folga de aniversário (retirada pelo pacote de maldades);
2- Destinação de recursos à categoria para a aquisição de equipamentos de informática e pagamento de internet;
3- Alteração do Plano de Carreira no dispositivo que trata do merecimento e da licença para mestrado e doutorado;
4- Realização de concurso público para esse ano com aumento do número de vagas.
5- A Administração Municipal, depois de provocada pela Direção do SINDIUPES, estuda a possibilidade de conceder dois tíquetes alimentação para professores/as que possuírem dois vínculos no município da Serra.

Informes Jurídicos
1- Processo Extensão de Carga Horária: o Departamento Jurídico abriu um novo prazo para entrega de documentos, de 28 de junho a 09 de julho. Clique aqui
2- Lei Motta: o processo está em fase de execução e em breve o Departamento Jurídico divulgará novos esclarecimentos a categoria.

Eleição do Conselho Municipal de Educação – CMES

Na Assembleia, foram eleitos oito conselheiros, sendo 4 titulares e 4 suplentes, em Chapa Única com 95% de votos favoráveis e 5% de abstenções.

Veja os/as conselheiros eleitos:

Representantes dos/as professores/as em docência na Rede Municipal de Ensino.
• Titular: Paulo Cezar Loureiro de Araújo
• Suplente: Arisvan Oliveira de Lima

•  Titular: Ronaldo Gomes Barboza
• Suplente: Olga Mendes Pereira Sabadini

Representantes dos/as professores/as em especialidade pedagógica da Rede municipal de ensino.
• Titular: Artur Lugon de Brito
• Suplente: Telma Ferraz Pereira –