SINDIUPES apresenta à SEDU proposta para Plano Estadual pela Paz nas Escolas

12/04/2023

A Diretoria Colegiada do SINDIUPES esteve reunida na tarde dessa quarta-feira (12) com o secretário Estadual de Educação, Vitor de Angelo, para apresentar a proposta do Plano Estadual pela Paz nas Escolas visando à implantação de ações para a construção da cultura de paz e um ambiente escolar dotado de segurança para a comunidade.

O Plano tem como base a Meta 7 do Plano Nacional de Educação-PNE, Estratégia 7.23, que visa garantir políticas de combate à violência na escola, inclusive pelo desenvolvimento de ações destinadas à capacitação de educadores para detecção dos sinais de suas causas, como a violência doméstica e sexual, favorecendo a adoção das providências adequadas.

A proposta do SINDIUPES prevê a criação de uma Comissão Especial com representantes do Poder Executivo Estadual, Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual, Conselho Estadual de Educação, Conselho Tutelar, UNCME-União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Conselho Regional de Psicologia-CRP, SINDIUPES, ASSOPAES e demais entidades representativas da Educação Pública e da comunidade escolar.

O objetivo é garantir um amplo debate com a participação de diversos segmentos, considerando os vários aspectos relacionados à violência que vem ocorrendo de maneira cada vez mais acentuada contra as unidades de ensino.

Violência

Desde 2002 foram registrados no Brasil 22 ataques cometidos por estudantes e ex-estudantes em 23 escolas  sendo que nove deles ocorreram em menos de um ano, do segundo semestre de 2022 até agora.
Os dados são do Instituto de Estudos Avançados (IdEA), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Os episódios mais recentes ocorreram em diversas cidades do país: Aracruz/ES, São Paulo/SP, São Carlos/SP, Blumenau/SC, além de outras tantas ameaças sistemáticas de ataques através das redes sociais, pichações em muros e em outros ambientes das escolas.

Na avaliação da Diretoria do SINDIUPES, tal situação exige das autoridades federal, estadual e municipal ações conjuntas e coordenadas que façam dos espaços de ensino lugares seguros e que não exponham mais à violência os/as trabalhadores/as da educação, estudantes e a comunidade escolar.

“Essa onda avassaladora de violência, muito impulsionada pelo discurso de ódio e o incentivo ao uso de armas de fogo, tem sido objeto de muitas pesquisas, avaliações e campanhas por parte da sociedade civil organizada, resultando em algumas experiências razoáveis que buscam a reversão desse quadro, uma vez que esses fatos têm ocorrido em um ambiente que tem como objetivo a construção do saber e não a propagação do conflito e da violência. Por isso, defendemos a construção coletiva desse projeto”, destaca Noêmia Simonassi, que integra a Diretoria Colegiada do SINDIUPES.

Ações

O SINDIUPES repudia todo e qualquer tipo de violência, bem como essa escalada de crimes brutais contra trabalhadores/as em educação e estudantes que vem tomando proporções cada vez maiores em nosso país, e reitera a urgência de políticas públicas capazes de conter a escalada de violência e construir uma cultura de paz dentro e fora do ambiente escolar.

Na visão da Diretoria do Sindicato, a eficácia do Plano Estadual dependerá de ações permanentes e coordenadas, e alguns aspectos não poderão ser ignorados, entre eles:

– vulnerabilidade de jovens a ideologias extremistas;
– grupos online sem restrições por parte das plataformas digitais;
–  aumento do acesso a armas de fogo;
– disseminação de discursos misóginos e racistas;
– espetacularização por parte da mídia.

Entre as atividades propostas e encaminhamentos emergenciais do Plano, destacam-se: rodas de conversas e palestras envolvendo a comunidade escolar, seminários, oficinas e dinâmicas coletivas, instalações de câmeras no entorno das escolas e o aumento das rondas policiais.

A expectativa da Diretoria Colegiada do SINDIUPES é que o governo do Estado acolha a proposta apresentada e garanta condições para sua implementação nas escolas estaduais.

O Plano pela Paz nas Escolas também será apresentado pelo Sindicato às Administrações Municipais e às Câmaras de Vereadores com o objetivo de estender a todas às redes de ensino iniciativas que possibilitem um ambiente de paz.

Basta de violência contra as escolas!