SINDIUPES apoia Ato contra descaso da Vale com as comunidades atingidas pela lama

04/11/2020

SINDIUPES apoia Ato de denúncia pelos cinco anos sem reparação da empresa Vale com os atingidos pela lama. A manifestação acontecerá nesta quinta-feira (05), às 09 horas, na Vila de Regência, em Linhares.

Imagem: CNTE

Cinco anos sem reparação. Atingidos por lama tóxica da Vale se reúnem em Regência

Na manhã desta quinta-feira (05), data em que se renova pelo quinto ano o crime cometido pelas empresas Vale, Samarco e BHP no Rio Doce, várias comunidades atingidas se reúnem na Vila de Regência, em Linhares, para reivindicar que suas vozes sejam ouvidas no processo de reparação.A

A manifestação pretende denunciar o descaso do Estado Brasileiro, e a intervenção parcial do Judiciário em favor das empresas, sem ouvir a voz dos verdadeiros atingidos pelo crime.

Associações de Moradores das comunidades atingidas, entidades ligadas à pesca, movimentos sociais e outras organizações aproveitam a oportunidade para lançar uma carta denúncia pública, pelo descaso com que foram tratadas nestes cinco anos, desde o rompimento da barragem de rejeitos.

Também é um grito de revolta contra a propaganda institucional da Fundação Renova, criada pelas empresas criminosas para reparar o dano causado, e que tem aproveitado os 5 anos para desinformar a sociedade sobre o processo de reparação, apresentando uma versão dos fatos bem diferente da realidade vivida pelos atingidos nos territórios.

Além do município de Linhares, estarão representadas outras cidades, como Serra, Aracruz, Colatina, São Mateus e Conceição da Barra.

O ato é realizado em meio à pandemia do corona vírus, portanto todos os cuidados estão sendo tomados para garantir a segurança dos presentes, como o uso de máscara e distanciamento.

Fonte: Movimento dos Atingidos por Barragens