Sindicato obtém vitória contra Reforma da Previdência de Cariacica

17/06/2020

Reunião na Câmara de Vereadores sobre o Projeto de Reforma da Previdência

O SINDIUPES conquistou um passo importante na luta contra a Reforma da Previdência no município de Cariacica.

No dia 15/06, a Secretaria de Governo do Município respondeu ao ofício do SINDIUPES informando que foi protocolado na Câmara Municipal de Vereadores um texto substitutivo ao Projeto de Lei 002/2020, que estabelecia mudanças na aposentadoria dos/as trabalhadores/as em educação e demais servidores/as públicos/públicas.

Esse PL havia sido encaminhado pelo prefeito Juninho à Camara, no mês de maio, em regime de urgência, e causou indignação entre a categoria e uma forte reação por parte do SINDIUPES.

Não houve qualquer debate com as entidades representativas dos/das servidores/as municipais, nem sequer a participação dos Conselhos do Instituto Previdenciário de Cariacica-IPC na elaboração do projeto.

Mudanças

De acordo com o projeto substitutivo, o governo municipal mantém a proposta de elevar a alíquota de contribuição da Previdência de 11% para 14%.

Mas no novo texto foram retiradas as propostas que estabeleciam aumento da idade e do tempo de contribuição para aposentadoria especial de professores/as e dos demais servidores/as, além da redução da pensão por morte e mudanças no cálculo do valor da aposentadoria com redução dos benefícios.

Em relação ao aumento da alíquota da Previdência, o SINDIUPES defende que se é para cumprir com a obrigação da Emenda Constitucional 103/19, como alega o governo, torna-se necessário construir uma proposta de alíquota progressiva de forma justa e digna: quem tem o salário menor, deve pagar menos.

Mobilização

Entre as ações realizadas para garantir a defesa da categoria, o Coletivo de Diretores do SINDIUPES em Cariacica encaminhou o ofício 128/2020 ao prefeito Juninho requerendo a retirada do PL da Câmara.

Mesmo com as restrições devido à pandemia do Coronavírus, houve uma forte mobilização e articulação junto aos vereadores e aos Conselheiros do IPC e do COMEC-Conselho Muncipal de Educação, reforçando o posicionamento do Sindicato e da categoria contrários ao Projeto de Reforma da Previdência.

Diretor do Sindiupes Rogério Cipriano reafirma a posição contrária à Reforma da Previdência

A Direção Colegiada do SINDIUPES entende que a categoria – que já enfrenta tantas dificuldades e desvalorização profissional – , não pode ser penalizada por mais uma crise econômica.

Nesse sentido, o SINDIUPES continuará acompanhando a movimentação na Câmara Municipal de Cariacica e reagirá, prontamente, a qualquer tentativa de golpe contra os direitos dos/das trabalhadores/as em educação.

Categoria(s): Cariacica