Sindicato debate em Vila Velha sobre o retorno das aulas e recesso escolar

07/07/2020

Recesso escolar, retorno às aulas presenciais e a situação dos/as trabalhadores/as em educação da Rede Municipal de Vila Velha foram os principais assuntos discutidos em reunião virtual com a SEMED-Secretaria de Educação e o SINDIUPES, nesta terça-feira (07).

Estiveram presentes à reunião, representando a SEMED, o secretário Roberto Beling, Maria Salleti Tostes, da Inspeção Escolar e Giseli Demonier, daCordenação Técnica, e pelo SINDIUPES, os diretores Carlos Duarte, Lucas Mello, João Paulo Cardozo e Ildebrando José Paranhos.

O secretário de educação de Vila Velha, professor Roberto Belyng, iniciou a reunião apresentando o debate entre a UNDIME e em especial aos secretários de educação da Grande Vitória.

O SINDIUPES, através de sua Diretoria, enfatizou o momento difícil em que os/as professore/as e demais trabalhadores/as em educação estão vivendo.

Destacou o esforço e empenho de muitos profissionais do magistério que têm dedicado tempo intensivo aos novos métodos e dinâmicas para ministrar as aulas.

O Sindicato também chamou a atenção para o uso da tecnologia que tem sido difícil em razão dos planos de internet em casa não serem satisfatórios, e os/as profissionais ainda tem a tarefa de contribuir para o aprendizado dos seus próprios filhos e elaborar aulas para atividades on-line (remotas), procurando motivar os estudantes a se manterem em contato com o aprendizado acadêmico.

Desta forma, o cansaço psicológico e físico está atingindo fortemente os/as professores/as, bem como todos os demais trabalhadores/as em educação.

A diretoria do SINDIUPES considera que a manutenção do calendário letivo conforme estabelecido para 2020 é importante.

Após amplo debate, o secretário de Educação confirmou que manterá as atividades conforme o calendário e, assim, o recesso escolar acontecerá neste mês de julho na Rede Municipal de Vila Velha entre os dias 13 e 20/07.

Retorno às aulas presenciais

A Direção do SINDIUPES reafirmou o que a entidade tem defendido de forma permanente:  a defesa da vida dos trabalhadores/as em educação e dos estudantes.

Os/as diretores/as sindicais reafirmaram que não é hora de retomar as atividades presenciais, pois sem o controle da pandemia não há condições de garantir a defesa da vida de toda a comunidade escolar.

Os/as diretores/as do SINDIUPES utilizaram argumentos relativos às dificuldades em se retornar às aulas presenciais com base em dados da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) e da OMS (Organização Mundial de Saúde), entidades que estão prestando apoio técnico ao Brasil e a outros países no combate à proliferação da COVID-19.

Após amplo debate, concluiu-se que, devido às complexidades e incertezas com relação à COVID-19, não existem condições para o retorno no mês de agosto.

Tanto a SEMEDE quanto o SINDIUPES compreendem a importância de observar as orientações técnico-científicas das autoridades da saúde para, posteriormente, iniciar um diálogo visando de fato construir as condições estruturais para a volta às aulas.

O secretário de Educação levará todo essa discussão para o Conselho Municipal de Educação e ao grupo de estudos com os Secretários de Educação da Grande Vitória com o objetivo de ampliar o debate.

Categoria(s): Vila Velha, Geral