Secretaria de Gênero convida para a Marcha pela Vida das Mulheres em Vitória, neste 8 de março

07/03/2023

Pela Vida das Mulheres, Por direitos e Pela Derrota do Facismo é o tema da mobilização neste Dia de Luta das Mulheres – 8 de Março, organizado pela Fórum de Mulheres do Espírito Santo, integrado pela CUT/ES, movimentos feministas, sindicais e organizações sociais, com o apoio da Secretaria de Gênero do SINDIUPES.

O Ato reunirá mulheres jovens, idosas, negras, quilombolas, campesinas, sem-terra, atingidas por barragens, deficientes e mães de deficientes, que, como principais vítimas da fome, do desemprego, dos retrocessos políticos e da pandemia, estarão nas ruas novamente para reivindicar direitos.

A Secretariade Gênero do SINDIUPES convida trabalhadoras e trabalhadores em educação para estarem presentes nas atividades, e reafirma a necessidade de todos/todas/todes lutarem pela igualdade de gênero, contra a violência, o feminicídio, pelo fim do racismo, do machismo e de toda forma de opressão contra as mulheres.

Em Vitória, a programação terá início às 14h com uma série de atividades para marcar essa relevante data no Espírito Santo.

Confira e Participe!

• 14 horas – Concentração na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Vitoria.
  • 14h30 – Atividades culturais na Praça
  • 15h – Abertura oficial do Ato
  • 15h45 – saída em Marcha pela avenida Princesa Isabel até o Teatro Glória, onde terá um ato político
  • 16 horas – Manifestação contra o ataque fascista ocorrido na Escola de Coqueiral de Aracruz.
  • 16h30 – Continuação da Marcha em direção ao Palácio Anchieta, onde estão acampadas mulheres do Movimento dos/as Trabalhadores/as Rurais Sem Terra (MST).
  • 17 horas – Ato Público contra a Violência de Mulheres e entrega de documentos e carta de reivindicações ao Governo do Estado do ES.
  • 18h20 – Intervenções com falas de representantes dos movimentos e encerramento

Luta contra a violência é pauta prioritária

A luta contra as diversas formas de violência é pauta prioritária no mês de março, mês de visibilidade das lutas das mulheres. Elas são as maiores vítimas das diversas faces da violência que incluem além das agressões físicas praticadas, em especial, por seus parceiros, a violência psicológica como o assédio moral, a violência dada pela discriminação e pela desigualdade nos mais diversos espaços, inclusive o mercado de trabalho e pela violência patrimonial, quando o agressor age para violar a independência da mulher.

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a CUT, centrais e movimentos de mulheres levarão essa e outras pautas às ruas em diversas cidades do país. Há ainda a previsão do lançamento de um conjunto de medidas voltadas às mulheres pelo governo federal neste dia.

A Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) estabelece normas para acabar com a violência e o assédio (moral e sexual) no mundo do trabalho e as maiores vítimas são as mulheres. A convenção é o primeiro tratado internacional a reconhecer o direito de todas as pessoas a um mundo do trabalho livre de violência e assédio, incluindo violência de gênero.

Recursos

Neste ano, em que o Brasil tem um novo governo, voltado às questões sociais, portanto, sintonizado com a luta das mulheres, as mulheres da CUT e de movimentos sociais reforçam ainda a necessidade da retomada de investimentos em políticas públicas que garantam as proteção das mulheres com fortalecimento e reestruturação das delegacias da mulher e criação da Casa da Mulher Brasileira, espaço de acolhimento a vítimas de violência, em todas as capitais do país.

Aumento da violência de gênero

Dados levantados por uma pesquisa realizada pelo Datafolha, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apontam que houve um aumento nos índices de todas as formas de violência contra as mulheres em 2022.

Os números mostram que 50.692 mulheres sofreram violência todos os dias no ano passado. Houve uma piora em todos os aspectos segundo a pesquisa que menciona violência praticada com armas de fogo, facas, espancamento, tentativas de estrangulamento, humilhação e xingamentos.

Ainda de acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, somente no primeiro semestre de 2022, 699 mulheres foram vítimas de feminicídio, uma média de 4 mulheres por dia. Este número é 3,2% maior do que o primeiro semestre de 2021, quando 677 mulheres foram assassinadas.

Os dados indicam um crescimento contínuo das mortes de mulheres em razão do gênero feminino desde 2019, período que coincide com o início da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em relação ao primeiro semestre de 2019, o crescimento no mesmo período de 2022 foi de 10,8%, o que aponta para a necessidade de priorização de políticas públicas de prevenção e enfrentamento à violência de gênero.

Tipos de violência

A violência contra o gênero feminino envolve questões sexuais, psicológicas, patrimoniais e morais. Os casos se referem a todos os tipos de ameaças, chantagens, privação de liberdade, controle da vida financeira, exposição da vida íntima das mulheres, entre várias outras condutas que causam danos graves às vítimas.

Violência contra a mulher negra

A violência contra as mulheres negras vai além do feminicídio e do homicídio doloso (com intenção). Os números são assustadores e as variadas formas de agressões são banalizadas e, muitas vezes, ignoradas por parte considerável da sociedade.

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado no ano passado, mostram que em 2021 62% das vítimas de feminicídio eram negras. Em relação ao ano anterior, 2020, o aumento foi de 20%.

Além disso, pode-se considerar também como violência social a falta de acesso a serviços públicos de saúde, educação, entre outros, condições sanitárias adequadas e a própria fome.

Fonte: CUT Nacional