Rede Vila Velha – SINDIUPES se manifesta contra falta de diálogo e desrespeito a profissionais

28/09/2023

Nota contra falta de diálogo e desrespeito na Rede de Vila Velha

O SINDIUPES – entidade legítima representativa de mais de 100 mil profissionais da educação básica no Espírito Santo – defende o diálogo e o respeito como instrumentos fundamentais para a construção de uma Educação Pública de Qualidade.

Nesse sentido, a entidade manifesta preocupação com um incidente de desrespeito profissional ocorrido no dia 25/09, na Unidade Municipal de Ensino Fundamental-UMEF Jofre Fraga, situada no bairro Vale Encantado, envolvendo o vereador Fábio do Vale e trabalhadores/as em educação.

De acordo com relatos da pedagoga Penha, no referido dia, o vereador se portou de forma agressiva ao tentar entrar na escola para fazer uma fiscalização, desprezando as normas de funcionamento da unidade de ensino e agindo com total desrespeito ao trabalho dos/as profissionais que ali se encontravam, o que levou a mesma a registrar um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.

A Direção Colegiada do SINDIUPES, assim que tomou conhecimento do fato, prontamente, realizou uma visita à escola para demonstrar apoio à pedagoga e reiterar a sua posição em defesa do diálogo e respeito a todos/todas trabalhadores/as em educação – professor/a, pedagogo/a e demais funcionários/as, que são os verdadeiros pilares da estrutura educacional.

Entendemos que há respaldo legal para vistorias e fiscalização do Poder Legislativo nas unidades de ensino, porém, nenhum vereador pode entrar na escola nem em sala de aula sem autorização do gestor ou professor/a, pois tal postura fere, gravemente, a autonomia da unidade de ensino e de seus profissionais, em total desrespeito à comunidade escolar: pais, mães, estudantes, professores/as e funcionários/as.

É importante ressaltar que a escola é espaço de construção de conhecimentos, da formação de identidades, do desenvolvimento da cidadania, portanto devemos assegurar que a mesma funcione com equilíbrio, integridade e responsabilidade.

O SINDIUPES, ao longo de seus mais de 60 anos de história, defende uma Educação Pública de Qualidade, Democrática, Laica e Inclusiva, com respeito e valorização profissional, e por essa história temos o dever de combater qualquer ação que vise à perseguição, desrespeito e ataques contra os/as educadores/as e o ambiente escolar.

Direção Colegiada SINDIUPES

Categoria(s): Vila Velha