Rede Vila Velha – SINDIUPES reivindica reajuste salarial em audiência na Semed

08/11/2021

O SINDIUPES, em audiência na Secretaria Municipal de Educação-Semed reafirmou a importância da Administração Municipal  atender às reivindicações do Magistério e Funcionários/as de Escolas contidas na Carta Compromisso, assinada pelo atual prefeito enquanto candidato no dia 23 de novembro de 2020.

A audiência foi realizada no dia 05/11 e o ponto principal de pauta foi o reajuste salarial.

Estiveram presentes o secretário de Educação, Rodrigo de Souza Simões Nunes, a subsecretária Administrativa Financeira, Larissa Maria Santório Pereira Nicolau, a assessora Adriana Meirelles, o presidente do CACS Fundeb, André Luiz Lopes Camargo e o presidente do Conselho Municipal de Educação-CME, Emerson Mayer.

Reprsentaram o SINDIUPES os diretores
Carlos A. Braga G. Duarte, Ildebrando José Paranhos e João Paulo de Faria Cardozo.

Os dirigentes sindicais destacaram as dificuldades econômicas vividas por todos/as trabalhadores/as em educação, e tiveram acesso à análise das planilhas do Fundeb indicando que, aproximadamente, 64 % dos recursos foram gastos com pessoal.

O secretário de Educação reiterou os esforços no sentido de garantir avanços para os/as trabalhadores/as do Magistério e Funcionários de Escolas.

Estudos

A subsecretária Administrativa Financeira, Larissa Maria Santório Pereira Nicolau, informou que estão sendo realizados os estudos necessários para fornecer informações que contribuam para que o secretário de Educação e o prefeito possam tomar as decisões de impacto financeiro, respeitando a legislação e buscando fazer o melhor para toda categoria.

O secretário de Educação, Rodrigo de Souza Simões Nunes, disse entender a situação difícil vivida tanto pela Administração quanto pelo SINDIUPES em virtude do anúncio de reajustes salariais e de concessão de outros benefícios em outras redes.

No entanto, afirma que todas medidas estão sendo avaliadas pelo prefeito com zelo e atenção às verbas públicas.

Segundo Rodrigo de Souza, no momento, ainda não há condições para confirmar o reajuste salarial, mas os estudos continuam em análise porque o ano ainda não acabou.

Reivindicações

Atualmente, o mais emergencial é a recomposição salarial, mas a pauta de reivindicações do SINDIUPES é extensa, conforme consta na Carta Compromisso da Educação assinada pelo candidato a prefeito em 23/11/2020.

Nesse sentido, a Diretoria do Sindicato reivindicou com urgência uma reunião com a Comissão Permanente de Negociação para tratar dos demais pontos de pauta.

A previsão é de que ainda neste mês, provavelmente na 3ª semana, a Secretaria Municipal convoque uma Reunião da Comissão para apresentar os estudos e debater o Plano de Carreira junto ao Sindicato.

O SINDIUPES segue na luta, buscando respostas efetivas da Administração Municipal para as reivindicações dos/as trabalhadores/as filiados/as, bem como na defesa permanente de educação pública de qualidade e gratuita para todos/as.

Categoria(s): Vila Velha