Rede Viana – Sindicato cobra reivindicações em audiência com Administração Municipal

30/03/2022

Com os objetivos de garantir direitos e avançar nas reivindicações da categoria, a Diretoria do SINDIUPES esteve em audiência com a Administração Municipal de Viana, no dia 29/03.

Piso salarial, atendimento no Instituto de Previdência e agenda de negociações foram os pontos de pauta da reunião que contou com a presença do prefeito Wanderson Bueno, secretário de Administração Francisco José Carlos, secretária de Educação Luzian Belisário dos Santos e presidente do IPREV-Instituto de Previdência Maria da Penha Lopes.

Representaram o SINDIUPES na audiência os/as diretores/as Andreia Pinheiro, Dhiego Mattos, Dorzilia Vaz e Paulo Teixeira.

Confira as informações sobre os pontos discutidos:

Piso Salarial Nacional

Os/as diretores/as destacaram que a perda histórica da categoria, atualmente, é de 28,32% . Diante desse quadro, cobraram posição da Administração Municipal sobre o cumprimento do novo valor do Piso Salarial que em 2022 teve reajuste de 33,24%.

O prefeito informou que contratou uma consultoria para estudar a situação das categorias e criar uma proposta que fique apropriada ao potencial financeiro da cidade, e, brevemente, dará um retorno ao Sindicato.

Instituto de Previdencia

O SINDIUPES cobrou a humanização no atendimento da perícia e formação de uma equipe multi-institucional para criação de um protocolo de atendimento humanitário.

Também reividicaram transparência nos processos de solicitação de aposentadoria e rapidez na resolução da solicitação.

A Administração esclareceu que no portal do IPREV existe uma cartilha de orientação.

Negociações

Formatação de uma agenda de negociação com o SINDIUPES que deve ser trimestral com a secretária de Educação Luzian Belisário e semestral com o prefeito Wanderson Bueno.

Categoria(s): Viana