REDE SERRA – SINDIUPES ganha Processo do Consignado Banestes e Deptº Jurídico orienta sobre recebimento de valores

13/12/2023

Mais uma importante conquista do Jurídico do SINDIUPES!

O Sindicato ganhou a Ação referente ao Processo Empréstimo Consignado do Banestes – 048.980.281.439 que contempla professores/as da Rede Municipal da Serra.

O processo está em execução e o dinheiro já foi depositado no banco para aqueles/aquelas que têm direito a receber até R$16 mil e para quem abriu mão dos valores superiores a R$ 16 mil.

Nesses dois casos, o/a beneficiário/a deverá se dirigir, imediatamente, à uma agência do Banestes para retirar os valores. Basta apresentar a Carteira de Identidade e informar que o pagamento será feito através de Alvará Judicial.

Aqueles que possuem valores superiores a R$16 mil e não renunciaram deverão aguardar a formação dos precatórios para receber.

Para mais esclarecimentos, basta entrar em contato com o Deptº Jurídico do Sindicato pelo número (27) 3421-2400.

“Foi um processo longo, mas é muito importante essa conquista. Ressaltamos que o nosso Jurídico tem sido um instrumento fundamental em nossas lutas para assegurar os direitos dos/as trabalhadores/as em educação”, avalia o diretor sindical Paulo Loureiro, coordenador da Rede Municipal Serra.

Histórico
Entre os anos de 1996 e 1998, em razão do constante atraso nos salários, a prefeitura orientou os/as professores/as a contraírem empréstimo consignado no Banestes, a ser quitado pela Administração Municipal.

Porém, alguns trabalhadores não concordaram com essa medida e o Departamento Jurídico do SINDIUPES entrou com uma Ação Coletiva por danos morais.

Listagem
Como parte dos encaminhamentos, o Departamento Jurídico elaborou três listas com os nomes dos/das professores/as envolvidos na Ação, sendo:
– a primeira com os nomes dos/as professores/as com valores a receber até R$ 16 mil;
– a segunda com a relação dos/as professores/as que renunciaram aos valores acima de R$ 16 mil –  portanto também já estão aptos a receber -;
– e, uma terceira lista com os nomes daqueles/daquelas que aguardarão a formação dos precatórios. Ver listas abaixo.

O diretor Gean Carlos Nunes, que integra a Direção Executiva do SINDIUPES, também faz um importante alerta à categoria.

“O Sindiupes nunca solicita taxas, depósitos em dinheiro ou senha de contas bancárias dos trabalhadores para liberar valores de ações judiciais. Caso haja qualquer dúvida sobre o pagamento e outras informações a respeito do processo, deve-se entrar em contato diretamente com o Departamento Jurídico do Sindicato”.

Clique nos links abaixo para conferir a listagem com os nomes:

LISTA 1 – Processo SERRA BANESTES – ATÉ R$ 16 MIL

LISTA 2 – Processo SERRA BANESTES – RENÚNCIA