Rede Santa Leopoldina – SINDIUPES garante entrega de notebooks a professores

25/03/2022

Resultado da luta do SINDIUPES, foi realizada nesta quinta-feira (24) a cerimônia de entrega de 130 notebooks a professores/as da Rede Municipal de Santa Leopoldina.

O evento contou com a presença das diretoras Lorraine Rangel e Maria da Penha Prasser, além do prefeito Romero Endringer, Secretária Municipal de Educação e Vereadores.

A aquisição dos equipamentos faz parte do Programa de Auxílio Tecnológico e somente concretizou-se após uma intensa mobilização da Diretoria Colegiada do Sindicato junto à Câmara de Vereadores e ao prefeito Romero Endringer, reafirmando o compromisso da Administração Municipal e do Legislativo com a Educação e os/as educadores/as do município.

Histórico

No mês de abril de 2021, o SINDIUPES encaminhou ofício à Secretaria Municipal de Educação de Santa Leopoldina solicitando que os recursos do FUNDEB não utilizados em 2020 – cerca de R$ 700 mil reais – fossem destinados aos/às professores/as e demais trabalhadores/as em Educação.

Porém, a informação da Administração Municipal indicava que os recursos seriam direcionados às obras de infraestrutura nas escolas.

A partir daí, o SINDIUPES iniciou uma grande mobilização junto à Câmara Municipal de Vereadores para buscar apoio dos parlamentares e sensibilizar o prefeito a atender essa justa reivindicação, confirmando assim o compromisso da gestão municipal com a valorização dos/as trabalhadores/as em Educação Pública.

A destinação dos recursos para o apoio tecnológico foi confirmada em reunião no mês de junho, com a presença do prefeito, da secretária de Educação, Ana Claudia Aparecida Endringer Monteiro, do secretário de Finanças, Leomar Laurett, e dos/as diretores/as sindicais Christovam Mendonça, Lorraine Rangel e Maria da Penha Prasser.

No mês de julho, a coordenadora Lorraine Rangel utilizou a Tribuna do Povo na Câmara Municipal para reafirmar a necessidade do investimento da sobra de recursos do Fundeb no auxilio tecnológico, além de cobrar a aplicação do Piso Salarial e destacar a força e a história de lutas do SINDIUPES.

Depois de muita luta, em setembro de 2021, a Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei do Executivo autorizando destinação de parte do restante da verba do Fundeb para a compra dos equipamentos.

“Foi uma longa caminhada de cobranças e acompanhamentos junto à Secretaria de Educação, jurídico da Prefeitura e por último na Camara Municipal, resultando nessa grande vitória”, destaca Maria da Penha Prasser.

“Entendemos que os notebooks contribuirão de forma significativa para a melhoria das condições de trabalho dos/das profissionais da Educação e diretamente na qualidade do ensino oferecido aos estudantes com benefícios a toda a comunidade escolar”, comemora Lorraine Rangel.

Categoria(s): Santa Leopoldina