Rede Piúma – SINDIUPES avança em negociações com governo para atender reivindicações da categoria

20/10/2021

Com diálogo e negociação permanente, o SINDIUPES vem conquistando importantes avanços nas negociações com a Administração Municipal com o objetivo de garantir as reivindicações dos/as trabalhadores/as em educação da Rede de Ensino de Piúma.

Apesar das restrições impostas pela Lei Federal 173, que congelou o salário dos servidores públicos, o Sindicato tem intensificado as ações em defesa dos direitos e da melhoria das condições de trabalho da categoria.

Em audiência no dia 19/10, os secretários municipais de Educação e Fazenda reiteraram o compromisso da gestão municipal com a Mesa Permanente  de Negociação do SINDIUPES e confirmaram informações sobre os seguintes pontos da Pauta de Reivindicações:

Progressões
Todas as progressões, em débito, a partir de maio de 2020 serão pagas de forma retroativa até dezembro de 2021.

Reajuste de 2019
O percentual 1.715% restante de reajuste previsto em lei no ano de 2019 – que não havia sido repassado aos salários no período de janeiro/19 a Dezembro/19 , será concedido até dezembro de 2021.

Auxílio-alimentação
No Plano Plurianual de 2022 consta uma previsão orçamentária para o aumento do auxílio-alimentação. Há um estudo em andamento para definir um percentual superior ao INPC- Índice Nacional de Preços ao Consumidor.

IPCA
A Administração também se comprometeu a pagar o percentual de 4,48% referente à inflação de janeiro de 2020 (IPCA). A medida será efetivada até dezembro de 2021.

Em relação ao IPCA que deveria ter sido aplicado em janeiro/21, foi cobrado pelo SINDIUPES em mesa.

Na audiência, os secretários informaram ainda que neste mês de outubro os/as servidores/as ainda receberão seus vencimentos nas mesmas agências bancárias.

Somente no mês de novembro haverá a transferência dos pagamentos para o Banco do Brasil, durante este período serão feitos os ajustes necessários para que não haja transtornos para os/as servidores/as.

Categoria(s): Piúma