Rede Estadual – SINDIUPES tem audiência com equipe de governo

05/05/2023

A Direção do SINDIUPES participou nesta quinta-feira (04) de audiência com a equipe de negociação do governo para buscar avanços nas reivindicações da categoria.

A reunião aconteceu na SEDU-Secretaria Estadual de Educação, sendo o sindicato representado pelos diretores/as Noêmia Simonassi, Gean Carlos Nunes, Adriano Albertino e Rodrigo Agapito.

Confira as informações sobre os pontos discutidos:

Reenquadramento
Em relação à nova lista de reenquadramento, a previsão é que seja feita uma publicação de novos nomes ainda neste mês de maio.

Mudança de Referência – Nova legislação de Progressão
A nova legislação referente à Progressão garante o pagamento do biênio no mês subsequente ao mês em que o/a servidor/a completar a sua data de efetivação.

O questionamento da Direção do SINDIUPES é sobre a situação dos/as servidores/as da Educação que tinham como marco temporal o mês de outubro, grupo par e grupo ímpar.

Como os representantes da SEGER insistem que somente os novos servidores da Educação estão contemplados dentro das garantias da nova legislação, o assunto será encaminhado para o Departamento Jurídico do SINDIUPES para devidas providências no sentido de garantir os direitos dos demais profissionais.

Auxílio-alimentação

O governo do estado apresentou uma proposta no dia 12/04 que foi recusada pelos servidores/as.

Em seguida, avançou um pouco mais no valor, passando de R$ 300,00 para R$ 600,00, o que representa um acréscimo de 100% para 40 horas semanais.

O SINDIUPES continua negociando para que este valor seja pago a todos os/as  servidores/as, independente de carga horária.

Reajuste
O diretor do SINDIUPES Rodrigo Agapito, que também preside o Conselho do FUNDEB, apresentou  números relacionados à arrecadação estadual, afirmando que o Estado tem condições de conceder um reajuste diferenciado à categoria com os recursos do FUNDEB.

Mais uma vez a Direção do SINDIUPES questionou as ausências na reunião dos secretário de Gestão e Recursos Humanos e da Fazenda que estavam sendo esperados para a apresentação dos números referentes às contas do Estado.

O ofício com a solicitação da reunião foi encaminhado às três secretarias – SEDU, SEGER E SEFAZ -, mas somente o secretário de Educação, Vitor de Angelo, e representantes das subsecretarias da SEGER compareceram.

O SINDIUPES continuará cobrando do governo uma resposta em relação a um índice de reajuste salarial que atenda aos anseios da categoria, buscando a valorização profissional, bem como os demais pontos da Pauta de Reivindicações da Rede Estadual.

Categoria(s): Rede Estadual, Geral