Rede Estadual – Sindicato apresenta reivindicações de aposentados em reunião com deputado Bruno Lamas

10/12/2021

O SINDIUPES segue firme na luta para defender e ampliar os direitos dos/as trabalhadores/as em educação, tanto os/as da ativa como os/as aposentados/as que tanto contribuíram com a educação capixaba.

Nesse sentido, os/as diretores/as Noêmia Simonassi e Gean Carlos Nunes estiveram reunidos, no dia 09/12, com o deputado Bruno Lamas, presidente da Comissão de Educação da ALES, para dialogar sobre as questões referentes aos recursos da Educação.

Inicialmente, os/as dirigentes fizeram uma explanação e esclarecimentos sobre a Lei do Piso (11.738/2008) e os seus impactos na carreira dos/as professores/as.

Outro ponto abordado trata-se da reorganização da Tabela de Vencimento, com ênfase na situação do salário dos/as aposentados/as que estão neste modelo remuneratório.

Os/as diretores/as apresentaram a tabela atual e detalharam o valor irrisório complementado pelo estado para se chegar ao mínimo do Piso Nacional, o que representa uma vergonha para o Espírito Santo.

Entre as reivindicações apresentadas para serem analisadas junto ao Jurídico do gabinete e encaminhadas ao governador estão:

– Reorganização da Tabela de Vencimento;

–  Definição ainda este ano do reajuste linear para 2022, com previsão de pagamento em janeiro;

– Concessão de bônus aos/às profissionais que trabalham nas SREs e SEDU e aos/às funcionários/as de escola, utilizando os 30% dos recursos do FUNDEB.

– Pagamento de abono ou bônus para os/as professores/as aposentados/as que não puderam ser incluídos no FUNDEB devido às restrições da lei.

– Consulta ao Tribunal de Contas do Estado sobre como usar as sobras dos 25% do Orçamento da Educação.

Encaminhamentos

O deputado Bruno Lamas demonstrou apoio às reivindicações dos/as professores/as aposentados/as e acolheu as sugestões apresentadas pelo SINDIUPES.

O parlamentar comprometeu-se, juntamente com sua equipe, a preparar toda a documentação necessária para enviar ao governador com um pedido para que essas reivindicações sejam atendidas.

Bruno Lamas também parabenizou o SINDIUPES pela forte atuação na defesa dos/as trabalhadores/as em educação, frisando que diversas ações do governo são resultado da firmeza e seriedade do Sindicato.

Entre as medidas citou a prioridade na vacinação dos/as trabalhadores/as em educação, o auxílio tecnológico para os/as professores/as e a reorganização da carreira na Tabela do Subsídio, lembrando que todas estas reivindicações foram aprovadas pela ALES.

Categoria(s): Rede Estadual