Rede Estadual – Plenária reúne professores e aponta propostas para Estatuto e Plano de Carreira

03/09/2021

Professores/as efetivos, aposentadas/os e DTs que atuam na Rede Estadual participaram de mais uma importante etapa do processo de reformulação do Estatuto e do Plano de Carreira do Magistério, que vem sendo conduzido pelo SINDIUPES junto ao governo do Estado.

Nessa quinta-feira (02), cerca de 200 trabalhadores/as e diretores/as sindicais estiveram reunidos na Plenária da Rede Estadual, promovida pelo Sindicato com o objetivo de debater propostas a serem  negociadas com as equipes de governo visando à elaboração da minuta do Projeto de Lei.

A coordenadora do Coletivo da Rede Estadual, Noêmia Simonassi, apresentou em linhas gerais as sugestões recebidas dos/das professores/as através dos canais disponibilizados pelo SINDIUPES, e destacou os pontos fundamentais que estão em análise para melhorar a carreira a partir dos seguintes eixos:

– Gestão Democrática  (Meta 19 do Plano Nacional da Educação/PNE e Plano Estadual da Educação/PEE)
– Funções do Magistério (Lei 11.301)
– Concurso, Ingresso e Remoção
– CHE (Carga Horária Especial)
– Jornada de Trabalho (Lei 11.738)
– Readaptação Funcional
– Valorização Profissional: Salário, Progressão, Adicional por Merecimento e Promoção

A Plenária proporcionou um momento para intervenções em que os/as profissionais puderam esclarecer dúvidas e apresentar novas demandas, destacando a importância desse debate para ajustar o Estatuto e o Plano de Carreira de acordo com as novas legislações e a partir da realidade e necessidades da categoria.

Noêmia Simonassi destacou que “as propostas apresentadas pelos professores e professoras através das redes sociais do Sindicato demonstram o interesse da categoria em contribuir com a reformulação do Estatuto e Plano de Carreira no sentido de garantir a valorização para todos. É importante lembrar que as mudanças a serem feitas para melhorar a carreira de quem está na ativa também repercutirá de forma positiva para aposentados, pois defendemos a isonomia”.

Os/as professores/as filiados/as ainda poderão enviar sugestões por meio do canal disponibilizado no site, acessando o link: https://www.sindiupes.org.br/form-estadual/

No próximo dia 14/09, a Diretoria Colegiada do SINDIUPES participará de audiência com representantes da SEDU, SEFAZ, SEGER e IPAJM quando apresentará o conjunto de propostas analisadas.

“As negociações são um avanço do SINDIUPES e faremos todos os esforços possíveis para que o governo aceite as nossas proposições pois, de fato, representam os anseios dos/das profissionais do Magistério, tanto da ativa quanto aposentadas e aposentados”, destaca Noêmia Simonassi.

Categoria(s): Rede Estadual